Mato Grosso do Sul realizou no ano passado 58.579 mamografias de rastreio, o que representa aumento de 135,8% em exames feitos em 2021. O câncer de mama é uma das doenças que mais vítima mulheres no Brasil.

Conforme os dados da Datasus, extraídos pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), há dois anos foram 24.917 mamografias de rastreio feitas, ampliando para 32.781 em 2022. Se comparar os dados de 2023 e 2022, o aumento é de 78,6%.

A mamografia de rastreamento é indicada para mulheres de 40 a 69 anos, sem sinais e sintomas da doença, uma vez a cada dois anos, de acordo com as diretrizes para a detecção precoce do câncer de mama, do INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Descobri por exame de rotina

Marilyn Batista tinha 50 anos quando descobriu o câncer de 10 centímetros. O resultado aconteceu em um exame de rotina. Apesar do baque, a moradora foi encaminhada para o Alfredo Abraão, que é a unidade de referência em Campo Grande.

“Os documentos todos foram encaminhados para o hospital e as guias todas foram pedidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Eu fiz todo o tratamento dentro do hospital, desde o início até o fim, nunca faltou nada, não tive problema com nada”.

Já são dois anos de tratamento, atualmente, Marilyn precisa ser medicada com uma vacina que combate as células cancerígenas, a cada 21 dias, a Trastuzumab.

“Durante as quimioterapias, eu fiz 5 doses, depois eu operei, aí eu fiz as radioterapias. Após mais ou menos de um mês, o doutor voltou novamente com essas vacinas. Mas agora eu estou terminando. No momento eu estou bem, graças a Deus. Já tive conversando com o meu , ele já me liberou para trabalhar, a cirurgia deu tudo certo, o tratamento deu tudo certo. Foi tudo de excelência”.

Sintomas

Há um mito sobre o câncer sempre doloroso, o que pode variar de paciente a paciente. A orientação é o autoexame por apalpamento das mamas, em frente a um espelho, pelo menos uma vez ao mês.

“Olhando no espelho, verá se tem uma vermelhidão, uma descamação na pele ou na auréola, mamilo, apertar para ver se sai líquido, pois não é comum e merece investigação. Quanto mais a mulher envelhece, mais aumenta o risco de câncer de mama, após os 50 mais prevalência. O tratamento, os pacientes são regulados pela prefeitura e após chegar no hospital são encaminhados para o serviço de mama, no qual faço parte. As pacientes são atendidas, com exames necessários, o estadiamento, para determinar o tratamento”, explica o médico oncologista e diretor técnico do Hospital de Câncer Alfredo Abrão, Gustavo Castro Ianaze.

Com base na classificação do quadro clínico, o profissional irá indicar o tratamento adequado. “Na fase 1 ou dois, indicamos a cirurgia, na grande maioria a paciente tem chance de cura. No três, vai fazer quimioterapia antes da cirurgia, às vezes, com complementação de radioterapia. No quarto estágio, a paciente fará quimioterapia para evitar que a doença progrida, mas dificilmente conseguirá a cura, não é impossível, mas é mais difícil”, detalha.

Como ter acesso?

A Atenção Primária é a principal porta de entrada e o centro articulador do acesso dos usuários ao SUS (Sistema Único de Saúde) para o diagnóstico precoce de mama. Cada secretaria municipal de saúde dos municípios deve prover do atendimento à mulher.

Em Campo Grande, todas as 74 unidades de saúde municipal oferecem o exame coleta de preventivo, feito via agendamento por demanda espontânea, ou seja, a mulher entre 25 e 64 anos que deseja fazer o exame deve ir até uma unidade de saúde.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) explica que o Papanicolau é recomendado para todas as mulheres que têm ou já tiveram vida sexual ativa. Os dois primeiros exames devem ser realizados anualmente. Caso os resultados sejam negativos, os demais podem ser feitos a cada três anos, se os resultados estiverem normais. Se diagnosticado na fase inicial, a chance de cura é de 100%

A priorização desta faixa etária como a população-alvo é justificada pela alta incidência de lesões no colo do útero, passíveis de serem tratadas para não evoluírem para o câncer. Os exames podem diagnosticar o câncer de cólon de útero e o de mama, os dois mais comuns entre as mulheres.

Para agendar o exame de preventivo, a paciente deverá acessar neste link, disponível no site oficial da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Basta preencher o cadastro e buscar a data, horário e local desejado para fazer a coleta.