Estudantes de Campo Grande que iriam participar de uma competição acadêmica a partir desta quinta-feira (28), seguem em terras lusitanas, após o avião que os levava de São Paulo a Londres, ontem (27), realizar um pouso no aeroporto do Porto (Portugal), devido à necessidade de manutenção não programada da aeronave. 

Segundo nota da companhia aérea Latam, o “pouso na cidade portuguesa foi realizado em completa segurança”. Em Porto, o grupo de 14 estudantes e duas coordenadoras do Colégio Harmonia aguardam o agendamento de novo voo para a capital inglesa.

A assessora do Harmonia, Karolina Dalegrave, explica que o colégio está em constante contato com a empresa, buscando solucionar o caso. Além dos campo-grandenses, estudantes de São Paulo e Florianópolis sofrem o mesmo contratempo. Agora, estão sendo realocados em outros voos de forma parcelada.

“Havia um voo hoje às 16 horas de Brasília, mas não deu certo para nossos estudantes, então eles estão sendo realocados para amanhã, em um voo fretado”, disse a assessora. “A Latam enviou um avião que já saiu do Brasil e deve chegar na manhã de sexta-feira em Portugal”, completou.

Em nota, a Latam informou que o voo sairá de Porto para Londres às 12h35 no horário de Brasília.

A LATAM Airlines Brasil conseguiu autorização para operar o voo especial LA9456 (Porto-Londres/Heathrow), programado para decolar às 12h35 (hora Brasil) de sexta-feira (29/3). O voo especial acomodará os passageiros do voo LA8084 (São Paulo/Guarulhos – Londres/Heathrow), desviado para a cidade portuguesa na última quarta-feira (27/3) para manutenção não programada na aeronave“, diz a nota.

Enquanto isso, a delegação aproveita para realizar visitas e conhecer a cidade do Porto.

“Nossos estudantes estão aproveitando para experienciar Porto de verdade e fazer passeios que agreguem para sua formação cultural, pois esta é uma cidade que permite que se conheça a história de Portugal”, explicou a assessora.

Entretanto, a expectativa é que os estudantes possam embarcar o quanto antes para a Inglaterra e participar da competição.

“É uma competição com diversas etapas, então não sabemos mensurar o quanto eles poderão perder dela, mas como foram muitos estudantes prejudicados, esperamos que isso seja levando em conta pela organização e isso só saberemos quando chegarmos na Inglaterra”, destacou.

Entenda a situação

A caminho de Londres, na Inglaterra, um voo com pelo menos 14 estudantes do Colégio Harmonia Bilíngue, de Campo Grande, realizou um pouso não programado em Porto, Portugal, na manhã dessa quarta-feira (27). Duas coordenadoras pedagógicas estariam acompanhando os jovens.

Os estudantes participam da BEO (British English Olympics), no Reino Unido, a maior competição mundial entre escolas bilíngues de países que ensinam a Língua Inglesa como língua estrangeira, que começa nesta quinta-feira (28).

“Esta é uma olimpíada acadêmica, no qual os estudantes desenvolvem modalidades de projetos que envolvem muitas habilidades e competência linguística”, segundo publicou a instituição em seu Instagram.

Além de Campo Grande, estudantes de outros estados brasileiros também estavam a caminho da competição. Após 10 meses de preparação para a BEO, o pouso não programado deve ter deixado os estudantes surpresos e preocupados. 

Conforme a Latam, o voo saiu de Guarulhos (SP) com destino a Londres e precisou pousar em solo português às 9h29, horário de Mato Grosso do Sul, de quarta-feira (27). 

“A LATAM Brasil informa que o voo LA8084 (São Paulo/Guarulhos – Londres/Heathrow) precisou pousar no aeroporto do Porto (Portugal), às 10h29 (hora Brasil) desta quarta-feira (27/3), devido à necessidade de manutenção não programada da aeronave. O pouso na cidade portuguesa foi realizado em completa segurança”, informou, em nota.

Em decorrência do pouso não programado, um outro voo da mesma rota precisou ser cancelado. A companhia reforçou que não se trata de pouso emergencial e sim, pouso não programado, porém lamentou os transtornos causados. 

 “A LATAM lamenta os transtornos causados e está prestando toda a assistência aos passageiros, que serão reacomodados em outros voos para seus destinos. A companhia reforça ainda que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos. IMPORTANTE: não se trata de pouso de emergência e sim de um pouso não programado”, conclui.

(Atualizada às 16h45 de 28/03/2024 para acréscimo de informações)