A vacinação contra a dengue, em , começou em pleno domingo de Carnaval e 597 entre 10 e 11 anos foram imunizadas em três dias de campanha. A meta da (Secretaria Municipal de Saúde) é vacinar 90% do público de 28 mil crianças nesta faixa-etária.

De acordo com a Sesau, a segunda-feira (12) foi o dia de maior busca pela vacina, quando 263 crianças foram imunizadas. No domingo (11), primeiro dia de vacinação, 115 doses da Qdenga foram aplicadas e na terça-feira (13) foram imunizadas 219 crianças.

Nesta quarta-feira (14), seis unidades de saúde estarão abertas das 13h às 16h45 para vacinar crianças entre 10 e 11 anos contra a dengue. As vacinas serão aplicadas nas seguintes unidades:

  • USF Noroeste
  • UBS Dona Neta
  • USF Zé Pereira
  • USF Universitário
  • UBS 26 de Agosto
  • UBS Coronel Antonino

Mato Grosso do Sul recebeu 69 mil doses da vacina

Mato Grosso do Sul recebeu, no sábado (10), 69.570 doses da vacina contra a dengue para dar início a campanha de imunização contra a doença. Com a chegada das vacinas, desde as 13h, representantes das secretarias municipais de saúde dos 76 municípios beneficiados começaram a retirada das doses.

Os imunizantes, fornecidos pelo , chegaram à sede da Coordenadoria de Imunização da SES (Secretaria de Estado de Saúde) no final da manhã deste sábado em dois voos comerciais, sendo a primeira remessa com 42.740 doses e a segunda com 26.830 doses.

Segundo o gerente estadual de Imunização, Frederico Jorge Pontes de Moraes, o Ministério da Saúde acrescentou doses para atendimento integral à faixa etária estabelecida, que é de crianças e adolescentes de 10 e 11 anos, na qual se concentra o maior número de hospitalização por dengue e também para atender mais municípios.

Crianças são o público-alvo

A campanha de vacinação será iniciada em crianças e adolescentes de 10 e 11 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. O esquema vacinal será composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

A recomendação é que a vacinação seja iniciada pela administração de D1. As demais doses para D2 serão enviadas posteriormente considerando o intervalo recomendado de 3 meses entre as doses.

O ciclo completo de imunização é atingido com as duas doses e a Qdenga apresentou, nos ensaios clínicos, ter eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%. Segundo o laboratório Takeda, a vacina garante imunização contra a dengue por até cinco anos.

A vacinação em massa é desenvolvida pela Sems (Secretaria Municipal de Saúde), em parceria com o laboratório japonês Takeda, que desenvolveu a vacina Qdenga. O imunizante já está disponível na rede privada de saúde e tem imunidade completa em duas doses, sendo que a segunda deve ser aplicada após três meses da primeira.