recebeu, neste sábado (10), 24.639 doses da vacina contra a dengue, a Qdenga. O plano de imunização ao público-alvo começa no domingo (11), na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dona Neta, no Guanandi, e Noroeste.

Segundo a (Secretaria Municipal de Saúde), as regiões foram escolhidas para início da vacinação diante da alta incidência de casos da doença.

Nos próximos dias, haverá plantão para atender a demanda de de 10 a 11, como preconizado pelo Ministério da Saúde. As unidades começam o atendimento às 8h.

Entrega de remessas

A primeira remessa recebida por tem 42.740 doses e a segunda com 26.830, que chegaram no Aeroporto Internacional de Campo Grande neste sábado.

Segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), as doses serão destinadas a 76 municípios do Estado. A princípio, a pasta havia anunciado que o Estado receberia uma primeira remessa com 41.783 doses da vacina, distribuídas entre os 34 municípios que compõe a macrorregião de Campo Grande. Com a nova remessa, o número de cidades também foi ampliado.

Doses serão enviadas para municípios (Álvaro Rezende, SES)

Público-alvo

A campanha de vacinação será iniciada em crianças e adolescentes de 10 e 11 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. O esquema vacinal será composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

A recomendação é que a vacinação seja iniciada pela administração de D1. As demais doses para D2 serão enviadas posteriormente considerando o intervalo recomendado de 3 meses entre as doses.

Vacina contra a dengue apresentou 80% de eficácia

O ciclo completo de imunização é atingido com as duas doses e a Qdenga apresentou, nos ensaios clínicos, ter eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%. Segundo o laboratório Takeda, a vacina garante imunização contra a dengue por até cinco anos.

A vacinação em massa é desenvolvida pela Sems (Secretaria Municipal de Saúde), em parceria com o laboratório japonês Takeda, que desenvolveu a vacina Qdenga. O imunizante já está disponível na rede privada de saúde e tem imunidade completa em duas doses, sendo que a segunda deve ser aplicada após três meses da primeira.