Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em ponto polêmico da Rui Barbosa, comerciante é conhecido por ‘colecionar’ vídeos de acidentes

Ao menos sete acidentes foram registrados no mesmo cruzamento
Lucas Caxito, Karine Alencar -
Acidente entre carro e ônibus na Rui Barbosa. (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Tem gente que coleciona canecas, outros bolsas, muitos colecionam miniaturas e tem aqueles que gostam mesmo é de bonés. Mas, o técnico hidráulico Jonathan Soares, de 28 anos, sai certamente à frente com a coleção mais inusitada da cidade. Ele coleciona vídeos de acidentes de trânsito em um dos pontos mais polêmicos da cidade: o corredor de ônibus da Rua Rui Barbosa, em .

Inaugurado em dezembro de 2022, o corredor é cenário frequente de acidentes ocasionados por condutores que não respeitam a sinalização. E é a câmera de segurança de uma loja de tratamento de água que fica bem próximo ao ponto “polêmico”, na esquina da Rui Barbosa com a Rua Luís Ceciliano Vilares, que testemunhou e registrou as ocorrências.

“Tenho uns 7 vídeos desde que fizeram esse corredor. Muitos desses acidentes são culpa dos motoristas que não prestam atenção. Os motoristas não sabem como virar e os condutores de ônibus sempre descem correndo demais aqui”, relata.

LEIA MAIS: Entenda como andar pelos corredores de ônibus de Campo Grande e evitar acidentes

Há 3 anos trabalhando no local, Jonathan destaca que, antes da faixa exclusiva para coletivos, não aconteciam acidentes no cruzamento. No entanto, o cenário agora é outro. “Tem vezes que acontece 3 [acidentes] em um mês. É quase sempre envolvendo veículos e ônibus”, destaca.

Outros comércios também testemunham colisões

O assistente técnico Maurício Pereira do Nascimento, de 23 anos, também trabalha próximo ao cruzamento. Contratado há três meses, ele conta que os acidentes são frequentes, e que o problema é a falta de sinalização.

“Entrei aqui em janeiro, de lá para cá já presenciei três acidentes no mesmo lugar, quase um por mês. Penso que os motoristas não estão acostumados [com o corredor] ainda, é uma coisa nova e não prestam atenção. Acho que deveria melhorar a sinalização”, sugere Maurício.

Como trafegar pelos corredores de ônibus corretamente?

O instrutor de autoescola, Agnaldo Jacob, ressalta que o maior motivo de acidente no corredor de ônibus é a conversão errada. Ele explica que para realizar a conversão corretamente, o motorista deve primeiro prestar atenção na linha tracejada da via. Este é o ponto que permite a mudança correta de faixa.

“Os motoristas ficam com dúvida porque eles acham que o corredor de ônibus é proibido. Mas, na verdade, para virar à esquerda, antes você tem que se deslocar para a faixa da esquerda, onde tem a linha tracejada. Lembrando que a linha tracejada permite a mudança de faixa somente para conversão, mas não para circulação”, esclarece Jacob.

LEIA MAIS: Ônibus colide com Uno que invadiu corredor na Rui Barbosa

O instrutor recomenda aos motoristas que sigam as regras básicas do trânsito. Entre as principais dicas: não trafegar, converter ou estacionar em locais que estão sinalizados para isso; e obedecer aos limites de velocidade.

“Se os condutores seguissem as regras do código de trânsito brasileiro e os ensinamentos que tiveram durante o período da autoescola, nosso trânsito seria muito melhor e não teríamos tantos acidentes”, comenta.

Últimas colisões no cruzamento

Na quarta-feira passada (6), um ônibus de Campo Grande colidiu com um Fiat Uno que invadiu o corredor exclusivo do transporte coletivo na Avenida Rui Barbosa. Câmeras de monitoramento flagraram o momento do acidente. Nas imagens, é possível ver que os veículos seguem na Rui Barbosa, quando o Uno diminui para entrar na Rua Luís Ceciliano Vilares.

Duas semanas antes, semelhantemente à colisão do Fiat Uno, outro acidente no mesmo local. Uma motorista que dirigia um Ford Fiesta colidiu em um ônibus após invadir o corredor da rua Rui Barbosa. Segundo imagens de câmeras de seguranças, a condutora chegou a ficar presa dentro do veículo, que, sem tempo para evitar a colisão, ficou destruído.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Merenda licitações

R$ 7,6 milhões: TCE-MS barra licitações de Aral Moreira e Itaquiraí após irregularidades

Restrições ao uso do medicamento Elevidys não se aplicam ao Brasil

Em MS, mais de meio milhão podem ser beneficiados pelas novas regras da tarifa social de energia

Trump ordena que líder supremo do irã se renda: “paciência se esgotando”

Notícias mais lidas agora

Pela segunda sessão consecutiva, CNMP julga denúncias de corrupção no MPMS

Após vistoria apontar ‘cheiro intenso’, JBS insiste que adotou medidas antifedor

concessão morenão

Concessão de até 35 anos é alternativa para Morenão, aponta presidente de Comissão

Ex-atriz de Malhação anuncia que é ‘promovida a vovó’ e parabeniza enteado

Últimas Notícias

Brasil

Agentes da Abin cobram demissão de diretor da agência após indiciamento

Agentes alegam que o próprio delegado expulsou servidores quando foram apenas citados na investigação

Polícia

Justiça absolve homem acusado por tentativa de homicídio contra três irmãos em Campo Grande

Na época dos fatos, apenas um dos irmãos foi atingido pelos disparos de arma de fogo

Política

Aquidauana terá sinais de TVs públicas nos próximos meses

Moradores terão acesso a canais como TV Brasil, TV Educação, TV Saúde, Canal GOV e das emissoras da Rede Legislativa

Cotidiano

Em sete dias, 468 casos de síndrome respiratória foram confirmados em MS

Dos 22 óbitos, 6 foram por influenza; idosos são as principais vítimas de doenças respiratórias no estado