Tem gente que coleciona canecas, outros bolsas, muitos colecionam miniaturas e tem aqueles que gostam mesmo é de bonés. Mas, o técnico hidráulico Jonathan Soares, de 28 anos, sai certamente à frente com a coleção mais inusitada da cidade. Ele coleciona vídeos de acidentes de trânsito em um dos pontos mais polêmicos da cidade: o corredor de ônibus da Rua Rui Barbosa, em Campo Grande.

Inaugurado em dezembro de 2022, o corredor é cenário frequente de acidentes ocasionados por condutores que não respeitam a sinalização. E é a câmera de segurança de uma loja de tratamento de água que fica bem próximo ao ponto “polêmico”, na esquina da Rui Barbosa com a Rua Luís Ceciliano Vilares, que testemunhou e registrou as ocorrências.

“Tenho uns 7 vídeos desde que fizeram esse corredor. Muitos desses acidentes são culpa dos motoristas que não prestam atenção. Os motoristas não sabem como virar e os condutores de ônibus sempre descem correndo demais aqui”, relata.

LEIA MAIS: Entenda como andar pelos corredores de ônibus de Campo Grande e evitar acidentes

Há 3 anos trabalhando no local, Jonathan destaca que, antes da faixa exclusiva para coletivos, não aconteciam acidentes no cruzamento. No entanto, o cenário agora é outro. “Tem vezes que acontece 3 [acidentes] em um mês. É quase sempre envolvendo veículos e ônibus”, destaca.

Outros comércios também testemunham colisões

O assistente técnico Maurício Pereira do Nascimento, de 23 anos, também trabalha próximo ao cruzamento. Contratado há três meses, ele conta que os acidentes são frequentes, e que o problema é a falta de sinalização.

“Entrei aqui em janeiro, de lá para cá já presenciei três acidentes no mesmo lugar, quase um por mês. Penso que os motoristas não estão acostumados [com o corredor] ainda, é uma coisa nova e não prestam atenção. Acho que deveria melhorar a sinalização”, sugere Maurício.

Como trafegar pelos corredores de ônibus corretamente?

O instrutor de autoescola, Agnaldo Jacob, ressalta que o maior motivo de acidente no corredor de ônibus é a conversão errada. Ele explica que para realizar a conversão corretamente, o motorista deve primeiro prestar atenção na linha tracejada da via. Este é o ponto que permite a mudança correta de faixa.

“Os motoristas ficam com dúvida porque eles acham que o corredor de ônibus é proibido. Mas, na verdade, para virar à esquerda, antes você tem que se deslocar para a faixa da esquerda, onde tem a linha tracejada. Lembrando que a linha tracejada permite a mudança de faixa somente para conversão, mas não para circulação”, esclarece Jacob.

LEIA MAIS: Ônibus colide com Uno que invadiu corredor na Rui Barbosa

O instrutor recomenda aos motoristas que sigam as regras básicas do trânsito. Entre as principais dicas: não trafegar, converter ou estacionar em locais que estão sinalizados para isso; e obedecer aos limites de velocidade.

“Se os condutores seguissem as regras do código de trânsito brasileiro e os ensinamentos que tiveram durante o período da autoescola, nosso trânsito seria muito melhor e não teríamos tantos acidentes”, comenta.

Últimas colisões no cruzamento

Na quarta-feira passada (6), um ônibus de Campo Grande colidiu com um Fiat Uno que invadiu o corredor exclusivo do transporte coletivo na Avenida Rui Barbosa. Câmeras de monitoramento flagraram o momento do acidente. Nas imagens, é possível ver que os veículos seguem na Rui Barbosa, quando o Uno diminui para entrar na Rua Luís Ceciliano Vilares.

Duas semanas antes, semelhantemente à colisão do Fiat Uno, outro acidente no mesmo local. Uma motorista que dirigia um Ford Fiesta colidiu em um ônibus após invadir o corredor da rua Rui Barbosa. Segundo imagens de câmeras de seguranças, a condutora chegou a ficar presa dentro do veículo, que, sem tempo para evitar a colisão, ficou destruído.