No período de férias escolares, é comum ver crianças e adolescentes soltando pipas pelas ruas de . No entanto, uma brincadeira inofensiva pode se transformar em tragédia devido ao uso de linhas com cerol, prática recorrente em todas as regiões da cidade. Na última semana, um motociclista teve a traqueia perfurada após ser atingido por uma linha chilena no bairro Nova Campo Grande.

A linha com cerol pode causar cortes profundos na garganta ou em outras partes do corpo, por conta do cristal de vidro colocado na linha.

Para evitar acidentes, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) orienta que os condutores instalem a antena ‘corta-pipa', dispositivo não obrigatório, mas que pode salvar a vida de motocicletas.

Diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, explica que, mesmo que o item não seja obrigatório, é de extrema importância o uso.

“Temos uma cultura de crianças e jovens usarem cerol e outros artifícios para deixarem as linhas de pipas mais perigosas, mas isso se torna muito arriscado no trânsito. Mesmo sendo crime, é difícil fiscalizar, por isso recomendamos que os motociclistas se protejam, inclusive usando duas antenas”, explica Andrea Moringo.

Com preços que variam de 30 a 80 reais, o acessório acabou deixado de lado por comprometer a estética do veículo.

Cerol é crime

Operação contra cerol (Reprodução, GCM)

Dados do indicam que em 2023, passado foram registrados dois acidentes com cerol em Campo Grande. O uso do item ou qualquer outro tipo de material cortante em pipas é crime instituído pela Lei Estadual 3.436, de 19 de novembro de 2007, que estipula uma multa de 20 (R$ 957,40). A multa dobra em caso de reincidência.

Crianças e adolescentes flagrados serão apreendidos e encaminhados às autoridades, já maiores de 18 anos podem ser presos em flagrante e o material apreendido.

Atividade remunerada

Antenas corta-pipas são obrigatórias apenas em motos usadas para transporte remunerado de mercadorias e de passageiros. Conforme o artigo 139-A, do CTB (Código Brasileiro de Trânsito), o uso de antena corta-pipa é obrigatório para motocicletas em uso específico de atividade remunerada.

A resolução 943/2022 do (Conselho Nacional de Trânsito) estabelece também requisitos mínimos de segurança para o transporte remunerado de passageiros (mototáxi) e de cargas (motofrete), e inclui que as motocicletas e motonetas devem possuir dispositivo aparador de linha fixado no guidom.

‘Operação Cerol'

(Reprodução, GCM)

Em meio às férias escolares, a GCM (Guarda Civil Metropolitana) deflagrou em Campo Grande a ‘Operação Cerol' de combate às linhas proibidas ou com produtos proibidos que causam riscos à população durante brincadeira de soltar pipa.

A ação foi realizada em seis regiões da Capital, no sábado (6) e no domingo (7). Carretéis de linha chilena e pipas que usavam linha de cerol foram apreendidas.

Linha com cerol que ‘fechava' avenida em Campo Grande

Em junho do ano passado, uma equipe da Ronda Escolar da GCM flagrou uma linha de pipa atravessando a Avenida Thryson de Almeida, no Bairro Guanandi II, em Campo Grande.

A pipa ficou presa nos fios de energia e a linha com cerol ‘atravessou' a avenida, ficando na altura dos motociclistas. Isso poderia causar graves acidente envolvendo, principalmente, ciclistas e motociclistas.

A pipa e linha apreendidos pela GCM nesta tarde serão encaminhados para incineração. Segundo a equipe, não havia ninguém próximo ao local, o que levantou a suspeita de que o objeto veio com o vento até onde ficou preso.