A GCM (Guarda Civil Metropolitana) deflagrou em a ‘Operação Cerol' de combate às linhas proibidas ou com produtos proibidos que causam riscos à população durante brincadeira de soltar pipa.

A ação aconteceu em 6 regiões da cidade no sábado (6) e no domingo (7). Carretéis de linha chilena e pipas que usavam linha de cerol foram apreendidas.

A Guarda ainda não divulgou o balanço da Operação, que deve ser informado em uma coletiva de imprensa.

Cerol é uma mistura de cola com pó de vidro. Na brincadeira é usado na linha para cortar o brinquedo do adversário, porém é perigoso tanto para quem brinca quanto para quem fica no entorno. 

Vale lembrar que o uso do cerol é considerado crime penal, artigo 129, 132 e 278 do Código Penal Brasileiro, além do artigo 37 da Lei das Contravenções Penais.

Em junho do ano passado, a Guarda flagrou uma linha de pipa atravessando a Avenida Thryson de Almeida, no bairro Guanandi II. A pipa ficou presa nos fios de e a linha com cerol ‘atravessou' a avenida, ficando na altura dos motociclistas. Isso poderia causar graves acidente envolvendo, principalmente, ciclistas e motociclistas.