Há quase dois anos paralisada, a conclusão das obras de pavimentação asfáltica no bairro Nova Lima virou motivo de desesperança aos moradores. Tomado por buracos, lama e terra, o bairro acumula prejuízos enquanto moradores buscam soluções para lidar com uma realidade intransitável.

Principal alvo das reclamações, as valas na Avenida Candido Garcia Lima amargam prejuízos a comerciantes e moradores que há anos precisam lidar com a situação precária da via.

Marli Belarmino é proprietária de uma serralheria localizada na avenida e relata que até já perdeu as contas de quantos acidentes presenciou no local.

“As valas aqui são muito profundas, quando o carro passa acaba caindo e ficando com as rodas presas. Sempre passa alguém desavisado que não conhece a rua e acaba se envolvendo em acidentes”, relata.

Enquanto asfalto não chega, moradores torcem para não chover

Nova Lima
Pedras tomam conta das ruas (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Segundo a comerciante, a promessa de asfalto gerou expectativas de impulsionar as vendas em sua serralheria, contudo, passados dois anos, a situação ficou ainda pior. Em dias de chuva, a rua fica tomada por lama e a única opção é ir embora a pé, para evitar acidentes.

“Quando chove a vala abre ainda mais. A rua vira um lamaçal e água arrasta todo o lixo. Como tenho moto, acabo indo embora a pé para não arriscar cair nos buracos”, diz.

Marli explica que já acionou a ouvidoria da prefeitura de Campo Grande inúmeras vezes para solicitar a manutenção da via, mas nunca foi atendida.

A comerciante relembra ainda de um episódio em que uma viatura do Corpo de Bombeiros quebrou o para-choque ao passar por um buraco. “Achei que depois disso tomariam uma providência, mas não fizeram nada”, afirma.

Nova Lima
Rua sem asfalto no Nova Lima (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Segundo os moradores, com a paralisação das obras, diversas ruas ficaram inacabadas, mesmo faltando poucos metros para a conclusão do asfalto e ligação entre as vias. Na Rua Capitólio, por exemplo, 120 metros de terra a separam do asfalto da rua mais próxima. O problema se repte em vários outros trechos como na Rua Tapaua e Padre Antônio Franco.

“Não terminaram as ligações, em várias ruas o asfalto parou na metade ou quase no final”, destaca.

Leopoldino Ferreira está entre os moradores que nem ao menos foram contemplados com o início das obras. Ele relembra que a pavimentação foi dividida em quatro partes, o que segundo ele contemplou até o bairro vizinho, enquanto sua rua ficou de fora.

“Não dei sorte, uma das três partes ficou no Anache, lá recebeu asfalto e no Nova Lima não. Pago o IPTU em dia, mas a situação não muda. Deveria passar pelo menos uma patrola aqui”.

Nova Lima
Quando chove via fica intransitável (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Enquanto a promessa de asfalto segue no papel, moradores fazem o que podem para conviver com a realidade intransitável. Na tentativa de evitar acidentes, moradores da Rua Henrique Barbosa Martins, colocaram cascalho em uma das valas para possibilitar a passagem dos carros.

“Isso aqui estava horrível, por conta do buraco, todo carro que passava ficava preso. Motociclistas nem tentavam, viam e davam meia volta. Aí tiveram que jogar o cascalho”, relata uma moradora de 62 anos que preferiu não se identificar.

Segundo a moradora, no início das obras equipes da prefeitura fizeram medições e avaliação do local. “Mediram tudo, vieram com máquinas, mas nada de asfalto”, lamenta.

Três etapas, todas paradas

Ruas do bairro Nova Lima após tempestade (Kísie Ainoã/ Jornal Midiamax)

Em novembro de 2022, a prefeitura de Campo Grande anunciou no Diogrande (Diário Oficial) a paralisação de cinco obras, entre elas a de pavimentação no Nova Lima. A obra foi dividida em 3 etapas, sendo duas que estão paradas e vão ser relicitadas e a terceira, também parada e aguardando autorização da CCR para ser retomada.

A GTA Projetos e Construções pediu a rescisão do contrato sobre as etapas C e D de pavimentação e drenagem no Nova Lima. A obra seria executada em 12 doses meses em parceria com a empresa Equipe Engenharia.

Em entrevista ao Midiamax, concedida em dezembro do ano passado, Marcelo Miglioli, secretário da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) afirmou que as obras seriam destravadas ainda no primeiro semestre de 2024.

“A situação no Nova Lima exige nossa atenção; as etapas C e D tiveram os contratos rescindidos, mas as obras devem ser destravadas neste primeiro semestre”, disse.

Pelo cronograma, seriam asfaltadas 31 ruas e recapeadas outras seis, abrangendo o quadrilátero formado pelas Ruas Zulmira Borba, Cônsul Assaf Trad, Gualter Barbosa e Lino Vilacha.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.