Sem asfalto, Nova Lima tem crateras e enxurrada com barro em dias de chuva
Com buracos, carros atolaram e moradores improvisaram aviso em pontos mais críticos
Priscilla Peres, Clayton Neves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O barro tomou conta do cruzamento das ruas Firmo Cristaldo e Pracinhas, no bairro Nova Lima, após a chuva desta sexta-feira (02). Em algumas horas, dois veículos ficaram atolados e precisaram ser socorridos por vizinhos.
O primeiro carro a atolar no barro foi um Gol do Valdecir Pereira, 54. Ele conta que pouco antes de começar o jogo do Brasil, ele estava chegando em casa quando o carro atolou. Valdecir decidiu deixar o carro atolado e foi ver o jogo até chegar a ajuda dos vizinhos.
O outro carro foi um Peugeot 207 conduzido por uma mulher de 33 anos que estava com uma amiga. “Eu virei e o carro já caiu na vala. É muito complicado”, disse ela sem se identificar. A frente do carro ficou danificada e ao sair do carro para pedir ajuda, ela também atolou na lama.
Valdeir Porto, 50 anos, mora na região, se solidarizou com a situação das pessoas e ajudou a tirar o carro da lama com sua caminhonete.
Crateras se espalham pelo bairro e moradores se ajudam
Próximo ao cruzamento caótico, o cenário se repete. Na rua Haroldo Pereira, uma cratera de grande porte se formou e, para evitar acidentes, moradores sinalizaram o local com entulhos. Há poucos metros de distância, moradores providenciaram uma placa “atolando, não passe”.
Moradora da região, que não se identificou, disse ao Jornal Midiamax que três carros atolaram na rua nesta semana. Por lá, moradores enfrentam dificuldades para entrar e sair de casa e contam com a ajuda uns dos outros.
Enxurrada em dias de chuva no bairro
Vídeos gravados por leitores do Jornal Midiamax mostram as ruas do bairro alagadas e com forte enxurrada. “Todas as ruas e cruzamentos do Nova Lima estão assim. Tem rua q não dá nem pra passar de tão forte que tá a enxurrada (sic)”, disse um leitor.
Na rua Albertina Pimentel, a moradora Dany Martins, afirma que a chuva de ontem e de hoje levou barro e muita água para o quintal de sua casa. “A água não teve para aonde ir e veio tudo para dentro de casa com lama e tudo. E se chover mais, essa terra bem tudo ela dentro da nossa casa (sic)”, disse.
Empresa que faria asfalto pediu rescisão do contrato
Na semana passada, a GTA Projetos e Construções pediu a rescisão do contrato sobre as etapas C e D de pavimentação e drenagem no Nova Lima. A obra seria executada em 12 doses meses em parceria com a empresa Equipe Engenharia.
Pelo cronograma, seriam asfaltadas 31 ruas e recapeadas outras seis, abrangendo o quadrilátero formado pelas Ruas Zulmira Borba, Cônsul Assaf Trad, Gualter Barbosa e Lino Vilacha.
No Nova Lima ainda resta por fazer considerável parte do cronograma. No contrato de R$ 46,6 milhões, o atraso do Município chega a dois meses, de acordo com a GTA.
As seguintes ruas estão no projeto para serem asfaltadas: Lourenço Veiga, Cláudio Manoel da Costa, Avenida Cândido Garcia Lima, Alberto da Veiga, dos Pracinhas, John Kenedy, Professora Antônia Capilé, Alcebíades Barbosa, Abdar Nassar, Agenor Pinto, Jaime Cerveira, Albertina Pimentel, Júlio Bais, Bertolino Cândido, Monte Alegre, Haroldo Pereira, Rua Lateral, Padre Antônio Franco, Firmo Cristaldo, Celina Bais Martins, Henrique Barbosa Martins, Helena Beruk, Narciso Dias, Alexandrino Alencar, Amambai, dos Poetas, Capitólio, trecho da Rua Purus. Além do recapeamento nas ruas Lino Vilacha, Narciso Dias e Urariocara.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Concurso da Polícia Civil: Em fase final, edital deve sair no primeiro trimestre de 2025
São previstas 400 vagas sendo 300 vagas para investigadores e 100 vagas para escrivães.
Campanha de Natal do Sirpha Lar de Idosos recebe doações até sexta-feira
Neste ano são 86 cartinhas com diferentes pedidos, como roupas, calçados, perfumes e rádios
EUA ajudarão a recuperar último navio escravista a chegar ao Brasil
Embarcação está naufragada desde 1852 em Angra dos Reis
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.