Cratera aberta para obra de drenagem e asfalto na Rua Urupês, no bairro Jardim Noroeste, em Campo Grande, tem causado transtornos na vida dos moradores. Problemas com buracos e com o lamaçal gerado pelas chuvas são velhos conhecidos na região, mas a situação se agravou, segundo moradores, depois do início das obras que deveriam resolver esses problemas. Com a impossibilidade de transitar pelo local, tem morador que está com a mudança agendada.

No dia 1º de março noticiamos que a Sisep (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos) afirmou que as obras de drenagem na Rua Urupês estavam sendo concluídas. No entanto, 14 dias depois, a situação continua a mesma: a cratera aberta para a instalação de manilhas, de cerca de 4 metros de profundidade, permanece aberta. 

Morador Diogo Medeiros vai se mudar da Rua Urupês. (Nathalia Alcântara, Midiamax)

O Jornal Midiamax conversou com o morador Diogo Medeiros, que está de mudança do bairro. “Na última semana gastei R$ 1.200 em conserto no carro, com limpeza do barro, enfim. Não dá, vou mudar. Eu tenho filho pequeno com problema de saúde, não tem como ficar aqui sem poder transitar”, lamenta. “Deram prazo até fim de março para concluir a obra, mas é muito difícil que fique pronto”, completa.

Enquanto essa equipe de reportagem estava no local, também encontrou um motoentregador, que não conseguiu passar pela rua para realizar sua entrega. Esse é o mesmo problema enfrentado por outro morador, Roberto, que está com a casa em obras. Ele precisa trocar o padrão da casa, mas a concessionária de energia não consegue chegar no local devido à situação da rua. 

Nada chega ao destino

Rua Urupês, Jd. Noroeste. (Nathalia Alcântara, Midiamax)

“Também não conseguem entregar os materiais da reforma. É horrível, eu preciso acabar minha obra e já tem 1 mês que o pessoal tenta entregar o material e não consegue. Eles até tentaram pelo outro lado da cidade, mas atolou e tiveram que ir embora. Enquanto isso, tive que parar a obra. Precisam dar uma atenção para aquela região”, pede o morador. 

No bar da Maria Aparecida dos Santos, que também fica na Rua Urupês, a clientela diminuiu. Segundo ela, ninguém quer ir lá. “É muito difícil, carro atolando, ônibus atolando, moto caindo nos buracos, a situação está complicada. Sem contar que a casa fica toda cheia de terra”, conta.

Perigo para as crianças 

Para a moradora Eliete Campeiro, falta vontade para concluir a obra. “Eles falam que a culpa é da chuva, mas ficou uma semana sem chover, a gente nunca viu ninguém trabalhando aqui. Eu não entendo. É horrível para transitar, não passa moto, carro, nem bicicleta. É um risco também pras crianças porque é bem funda essa cratera. Sem contar que o barro vai até o joelho”, desabafa.

O que diz a Secretaria de Obras

“Nesse local está sendo construído o PV (poço de visita), e para isso é preciso fazer buracos com certa profundidade. Infelizmente a região tem um solo que traz problemas sempre que chove, e o objetivo dessa drenagem é amenizar isso. A obra de drenagem está na fase final. Ela foi planejada já para receber a água das outras ruas que forem asfaltadas”, disse a Sisep, em nota. O órgão não deu um prazo para que a obra seja concluída.

Veja como fica a situação da rua quando chove: