Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com Unidade lotada, paciente vai embora sem atendimento após esperar 3 horas e meia na UPA Leblon

Unidades de saúde de Campo Grande enfrentam lotação e atendimento ultrapassa 4 horas de espera em casos menos graves
Aline Machado -
UPA Leblon, em Campo Grande (Foto: Leitor Midiamax)

enfrenta um momento crítico na saúde. As UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) de Campo Grande continuam lotadas. Nesta terça-feira (23), a (Secretaria Municipal de Saúde) afirmou que a busca por atendimento aumentou 4 vezes. O motivo, segundo a pasta, se deve aos casos de doenças respiratórias . No início da tarde de hoje, depois de aguardar pelo médico das 9h30 às 13 horas, uma paciente desistiu da espera na .

À equipe do Jornal Midiamax, a técnica de enfermagem Lia Carvalho, de 26 anos, disse que esteve na unidade na segunda-feira (22). Segundo ela, a demora foi grande, mas conseguiu ser atendida. Com quadro de infecção urinária, ela realizou exames e teve que retornar hoje para pegar o resultado e passar novamente pelo médico, no entanto, não conseguiu ser atendida.

“Vim de manhã e fui embora à tarde, sem atendimento. Fiquei esperando por mais 3 horas e meia e tive que ir sair porque minha filha tem prova e eu precisava deixá-la na . Peguei os exames que fiz aqui ontem, mas sai sem saber o resultado”, relata.

Conforme escala divulgada pela Sesau nesta manhã, 8 médicos deveriam atender os pacientes adultos na UPA Leblon, porém, a paciente afirma que os servidores não estavam chamando pelos pacientes e que o atendimento parou às 11 horas e não retornou até a saída dela da unidade, à 13 horas.

“Eu vi alguns médicos, mas eles não estavam chamando pelos pacientes. O atendimento parou às 11 horas e não voltou ainda. Fui perguntar e disseram apenas que iria demorar”, afirma.

À reportagem do Jornal Midiamax, a Sesau disse que 7 médicos estavam atendendo na UPA Leblon nesta manhã e que a espera está “dento do tempo protocolar de até 4 horas para casos de menor gravidade”. A Secretaria Municipal de Saúde também assegurou que um reforço foi enviado para local às 11 horas.

Alta demanda

Desde ontem a população reclama da demora no atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento em Campo Grande. Nesta terça-feira, pela manhã, a Sesau afirmou que o número de busca por atendimento está 4 vezes maior que o habitual – que é de 1 mil atendimentos por dia. O aumento expressivo é reflexo das condições climáticas aliadas à proliferação dos vírus respiratórios.

Com a alta demanda, o número de espera, em alguns casos, ultrapassa o tempo protocolar de 4 horas. A Sesau reforça que tem enviado reforço às unidades a fim de amenizar a espera por atendimento médico nas nas 10 unidades de urgência da Capital.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Arthur Elias convoca seleção para amistosos contra o Japão

Duas apostas simples em MS ganham R$ 26 mil com quina na Mega-Sena

Câmara recorre de decisão do STF sobre ação penal contra Ramagem

Ladrão é preso enquanto furtava fio durante queda de energia em bairro

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

Líderes destacam papel de Mujica na integração latino-americana

Últimas Notícias

Trânsito

Acidente entre moto e carro deixa motociclista em estado grave

A colisão foi entre uma Yamaha XTZ e um Chevrolet Celta

Brasil

Alesp aprova reajuste no salário de Tarcísio e aumenta teto do funcionalismo

O projeto foi aprovado em votação simbólica. Apenas o PSOL foi contra

Polícia

Motorista de carreta se contradiz em abordagem e polícia descobre 55 kg de cocaína

Apreendeu de 55,9 quilos de cocaína na noite desta terça-feira (13)

Economia

Embrapa: Custo de produção de suínos e aves sobe em abril em relação a março

Alta acumulada é de 1,9%