Um homem de 41 anos, que está há cinco anos na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) por um novo coração, conseguiu, por força de uma liminar, que o Estado e o Município de , transfiram-no com urgência de um Hospital de Campo Grande, onde encontra-se internado, para o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

O pedido feito pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul nessa quinta-feira (13), foi deferido horas depois pela Justiça.

O paciente encontra-se acometido da doença de Chagas, ou Tripanossomíase americana, que é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, sendo a terceira causa de transplante cardíaco no Brasil.

O Trypanosoma cruzi pode ser transmitido pelo barbeiro. Ele pica a vítima para se alimentar de sangue e, no ato, defeca, evacuando o parasita. Alimentos como açaí e cana-de-açúcar com restos do inseto e suas fezes são outra forma de o contágio ocorrer, além de transfusão de sangue.

Transferência Hospitalar

O Hospital Israelita Albert Einstein é referência em transplantes cardíacos, e a transferência do hospitalar do paciente foi requerida via UTI Aérea em suporte avançado, devido à urgência do caso.

“A esposa nos procurou porque o marido está no CTI em Campo Grande e o coração está lá em São Paulo, ele precisa fazer o transplante. Nós não tínhamos valores, mas fizemos uma força tarefa na Defensoria, concluímos a ação com três orçamentos e com pedido de dispensa do NAT, considerando que a espera por um parecer, neste momento, poderia atrasar ainda mais a decisão”, explica o defensor público Cássio Sanches Barbi, da Comarca de Nova Alvorada do Sul.

Com o deferimento do pedido pela Justiça do pedido, o Estado e o Município de Nova Alvorada do Sul tem o prazo de 72h para efetuar a transferência hospitalar sob pena de eventual bloqueio judicial.