Anunciada há praticamente 2 anos, a Vila dos Idosos prometeu apartamentos destinados para pessoas acimas de 60 anos com renda baixa em Campo Grande. Quem transita pela Avenida Fernando Corrêa da Costa, bem em frente ao Horto Florestal, consegue ver os apartamentos ganharem forma. Mas em 2024, surge a dúvida: quando a iniciativa vai inaugurar?

Segundo o secretário adjunto da Amhasf (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários), as obras estão em fase de acabamento e finalizarão no começo de setembro. “A vila está com a obra em andamento e execução dentro do prazo. A entrega está prevista para final de agosto ou início de setembro, e a obra está bem avançada”, disse.

Obras da Vila dos Idosos em Campo Grande. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Estrutura das residências

A Vila dos Idosos é um projeto financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), através do Programa Reviva Campo Grande. Ao todo, o condomínio terá 40 apartamentos destinados para o público da terceira idade. O condomínio terá amplos corredores, proporcionando iluminação e ventilação natural, salas de apoio, escada de emergência e elevador para todos os andares.

Os apartamentos terão 33,70m², além disso, o espaço terá áreas de sociabilização como sala multiúso, capela e convivência. O investimento total das obras, é de R$ 8,85 milhões.

Para auxiliar nos custos de administração e manutenção do prédio, haverá uma parceria com a utilização dos 10 salões comerciais dispostos no térreo com área individual de 39,40m². A habilitação dos interessados vai acontecer após a execução de 50% da obra.

Obra da Vila dos Idosos custou R$ 8,8 milhões. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Primeira Vila do Estado

O secretário enfatizou ainda que o projeto se destaca por ser a primeira iniciativa de locação social do parque público em Mato Grosso do Sul.

“A Vila dos Idosos será a primeira do Estado, com o objetivo de trazer vida para o centro da cidade. Nos próximos meses, vamos lançar o edital para fazer a seleção de quem serão os novos moradores”, disse.

Projeto da Vila dos Idosos. (Reprodução, PMCG)

Marques deu detalhes ainda sobre o acompanhamento dos idosos, que serão atendidos por equipes da Amhasf durante todo o período de estadia no local.

“Os idosos terão acompanhamento da Agência de Habitação durante todo o período de estadia ali dentro. Como é uma locação, caso aconteça o falecimento de algum desses usuários, entra o próximo da fila. Então, todo esse acompanhamento necessário durante o processo será feito pela rede do SUS (Sistema Único de Saúde), pela SAS (Secretaria de Assistência Social) e pela Amhasf”, explicou.