Por 74 anos, a rede São Bento dominou as esquinas de . A empresa chegou a ter 80 lojas em Mato Grosso do Sul, que fecharam gradativamente durante a crise financeira e recuperação judicial enfrentadas pela empresa na última década. Na Avenida Ceará, em Campo Grande, o abandono deteriora o prédio azul gigante, que ainda mantém a placa do antigo “império das farmácias”.

A unidade da avenida era uma das últimas que ainda restavam abertas na cidade até o fechamento total, em 2022. A dívida somada já alcançava R$ 75 milhões, na época, com cerca de 1,2 mil funcionários esperando acerto de contas, o que até o momento não aconteceu. O Midiamax mostrou o drama dos ex-funcionários em reportagem no mês passado.

Há resquícios que relembram os anos de funcionamento da farmácia, como a pintura azul nas paredes, que era marca da rede, e a logo, apesar da placa queimada do sol, ainda descreve o antigo domínio.

O muro está repleto de pichações, com o matagal tomando conta do que era o jardim de paisagismo. Também há uma estrutura anexada aos fundos, que seria um estacionamento, mas acabou fechado por tapumes de metal.

Aliás, os tapumes com pretensão de evitar a invasão não foram suficientes, já que pessoas entraram no estabelecimento entortando a estrutura pela parte debaixo. Através da vitrine de vidro também é possível notar o acúmulo de sujeira deixada por invasores e a poeira.

Resquício da antiga rede (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Fim de uma era

A crise financeira da Rede São Bento é antiga, tanto que a empresa entrou em 2015 com pedido de recuperação judicial – medida usada para evitar a quando a empresa perde a capacidade de pagar suas dívidas, usado como forma de reorganizar novas formas de pagamento. Na época, a rede tinha cerca de 2 mil credores, considerando também as demandas trabalhistas.

Em 2023, fazendas avaliadas em R$ 23 milhões foram a leilão para pagar parte da dívida em Campo Grande. Enquanto Grupo Buainain segue cumprindo com Recuperação Judicial, o Tribunal Regional do colocou três propriedades à venda.

Ao mesmo tempo, ex-funcionários aguardam o pagamento dos encargos trabalhistas devidos pela empresa. Em contrapartida, defesa pontua que pagamentos serão apenas efetuados ao fim do plano de Recuperação Judicial ainda em andamento.

Unidade na esquina da Rua 14 de Julho com Afonso Pena tem novo destino (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Esquina no coração comercial

Outro imóvel antigamente ocupado pela São Bento, no coração comercial de Campo Grande, na esquina da Afonso Pena com a Rua 14 de Julho, já tem um novo destino para o comércio, a Honda. A loja de motos tem uma unidade ao lado, mas adquiriu o espaço para ampliar. Nesta sexta-feira (12), um eletricista realizava reparos.

Funcionários da Honda contaram à reportagem que as obras para estão avançadas. Em breve, o antigo prédio azul será tomado pela pintura vermelha, marca da concessionária.

Responsável pela antiga rede São Bento, o Grupo Buainain ainda segue o processo de recuperação judicial. Isso significa que o processo ainda não foi encerrado no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e imóveis dos empresários continuam sendo transferidos para quitação das dívidas.

Texto: Karina Campos e Clayton Neves