Volta às aulas não anima e papelarias investem em promoções para renovar estoque e vender mais
Procura por materiais escolares em julho se concentra na reposição de itens básicos
Lethycia Anjos –
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Às vésperas da volta às aulas na Rede Pública de Campo Grande, o movimento nas papelarias segue fraco. Bem diferente da correria de início de ano, a procura por materiais escolares em julho se concentra na reposição de itens básicos como caderno, lápis e borracha, por isso a estratégia dos comerciantes foi investir em promoções.
Na papelaria Shop Tudo, na Rua Dom Aquino, o proprietário Lucas Fernandes explica que o final do mês de julho e começo de agosto costuma ser um bom período para as vendas, mas ainda assim é mais fraco se comparado ao início do ano.
“Nessas últimas semanas as vendas estão muito boas. A lista de meio do ano costuma ser menor, por isso as vendas não são tão grandes como no começo do ano, os pais procuram mais materiais para repor o que está em falta”.
Na maioria das papelarias de Campo Grande os itens mais procurados são caderno, lápis e borracha. Lucas Fernandes ressalta que com a pandemia de Covid-19 e as aulas remotas o número de vendas caiu consideravelmente nos últimos anos. Neste ano, o cenário está mais favorável e voltou a registrar alta nas vendas.
“Na pré-pandemia o sábado era o melhor dia para vendas. Com a pandemia isso mudou e o movimento caiu. Neste ano o cenário melhorou e o sábado está voltando a ser um dia de alta nas vendas”, destaca.
William Viana se mudou de Goiás para Campo Grande há cerca de uma semana. Com a mudança, a filha de onze anos precisou trocar de escola e renovar os materiais escolares.
“Na mudança ela acabou perdendo alguns materiais, por isso estou comprando o básico para ela passar até o fim do ano. Não vim com aquela lista enorme de início do ano porque ela ainda tem bastante coisa. Hoje vou focar no básico, caderno e itens para o estojo”, disse.
Gerente da papelaria Fradelli, na Avenida Mato Grosso, Camile Colpani explica que o movimento no meio do ano é mais voltado para a reposição de materiais como lápis, borracha e cadernos.
“No meio do ano os pais não vêm com aquela lista completa. Geralmente eles olham o que está faltando e focam em fazer a reposição dos materiais, uma cola, um caderno, o que está em falta mesmo”, explica.
Papelarias investem em promoção para atrair clientes
A gerente papelaria Fradelli ressalta que a estratégia para impulsionar as vendas de meio do ano é investir em promoções .
“Sempre nesse período colocamos alguns produtos em promoção, como por exemplo os cadernos das coleções antigas. Para os pais é um bom custo-benefício e para nós também porque fazemos a troca de estoque”, destacou.
Lucas Fernandes destaca que também optou por colocar alguns itens em promoção para ‘fisgar’ um maior número de clientes.
“Nesse mês investimos em bastante promoção, caderno de dez matérias por R$ 11,00, colocamos vários itens com preço mais baixo e isso ajuda a melhorar as vendas”, ressalta o proprietário da Shop Tudo.
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