Pular para o conteúdo
Cotidiano

Vacinação contra gripe começa na segunda-feira e será aberta para todos os públicos

Expectativa é de que cerca de 190 mil pessoas sejam imunizadas em Campo Grande
Priscilla Peres -
Vacinação, ilustrativa (Foto: Nathalia Alcântara / Jornal Midiamax)

Antecipada pelo Ministério da Saúde devido a alta demanda de atendimento nas unidades de saúde, a vacinação contra a influenza começa em na segunda-feira (03). Todos os públicos poderão se vacinar.

Na segunda-feira a irá fazer uma abertura oficial da vacinação em uma unidade de saúde, que ainda será definida. Nesta primeira remessa, 23 mil doses da vacina contra a influenza estarão disponíveis para a população de Campo Grande.

Em toda a campanha da influenza, a Sesau espera vacinar 190 mil pessoas de Campo Grande.

Estado autorizou vacinação na terça-feira

O Governo do Estado autorizou na terça-feira (28), os 79 municípios de a dar início à campanha, que começaria no dia 10 de abril. A oferta foi estendida a todos os moradores, independente de grupos de risco. Para a decisão, foi levado em conta o aumento considerável de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).  

Ao todo, Mato Grosso do Sul recebeu o primeiro lote com 92 mil vacinas, que já começaram a ser distribuídas. “A decisão de fazer a entrega destes imunizantes é em razão da chegada do outono e também devido ao aumento de casos de SRAG – doenças respiratórias. Por isso, resolvemos antecipar a vacinação em nosso Estado”, pontuou a coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger.

Surto de doenças respiratórias em crianças

Mato Grosso do Sul tem atualmente  1.396  pessoas hospitalizadas por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), das quais 50% são crianças entre zero e nove anos. Surto de doenças respiratórias em crianças tem pressionado o sistema de saúde de Campo Grande, com situações diárias de postos lotados e demora de horas por atendimento.

Boletim InfoGripe, da Friocruz, traz dados que apontam um sinal de crescimento de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) na tendência de longo prazo em Mato Grosso do Sul. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (27).

Vacinação abaixo da média

Em junho do ano passado, a campanha de vacinação contra a foi encerrada em Campo Grande com menos de 40% da meta atingida. O prazo já havia sido prorrogado e o público-alvo ampliado justamente por conta da baixa adesão de moradores. 

O imunizante é alternativa para prevenção de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Entre os públicos prioritários, foram vacinados apenas 38,34% do total, que representa 108.011 pessoas entre 281.732 que poderiam procurar os pontos de vacinação. Os dados refletem tanto a imunização oferecida pelo SUS como doses válidas aplicadas pela rede particular. A meta estabelecida pelo Ministério é de 90%.

Dentre os grupos, o maior índice de vacinação foi entre trabalhadores de saúde, com 52,81% de imunização. Na sequência, professores de ensino básico e superior, com 40,77%. Os menores índices foram entre pessoas com deficiência permanente (1,32%) e forças armadas (5,55%).

Após a campanha, a vacina seguiu disponível para todos os moradores. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

João Guilherme causa alvoroço em rede social ao comentar vídeo de influencer comprometida

Ministe´rio abre investigação sobre novo caso suspeito de gripe aviária em MS

Motorista que causou acidente e fugiu com vítima no capô é condenado a 9 anos de prisão

Após pedido de interdição judicial, bar no Jardim dos Estados abre normalmente

Notícias mais lidas agora

Desvios na Educação: Nem funcionários conhecem empresa com venda milionária na gestão de Reinaldo

Corrupção no TCE-MS: Justiça mantém ação que cobra R$ 19,3 milhões de Waldir Neves e Cícero

maquininha cartão

Viagens e compras mais caras: entenda os impactos do aumento do IOF em MS

A Nova Era das Apostas Esportivas no Brasil: Regras, Licenciamento e Fiscalização Rigorosa

Últimas Notícias

Brasil

Governo reprova três marcas de café por serem impróprias para consumo

São consideradas matérias estranhas no café: grãos ou sementes de outras espécies vegetais

Cotidiano

Manutenção em rede com vazamento deixa parte do Jardim Cerejeiras sem água

Manutenção emergencial é devido a um vazamento na rede

Trânsito

Caminhão arrasta cabos de telefonia e deixa trânsito lento no Jardim dos Estados

Condutores devem trafegar com cautela no cruzamento da Av Afonso Pena com a Rua Rio Grande do Sul

Política

TSE marca julgamento que pode anular candidatura de prefeito eleito em Bandeirantes para 29 de maio

Álvaro Urt foi eleito como prefeito, mas teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral e tenta reverter decisão em instância superior