Undokai movimenta gerações para celebrar a cultura e tradição japonesa
Evento está em sua 36ª edição e tem entrada gratuita
Kleber Clajus –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Atividades esportivas, culturais e muita comida típica japonesa. Na 36ª edição do Undokai, neste domingo (7) em Campo Grande, diversas atividades movimentam a comunidade nikkey e aproximam quem busca ter esse contato com a cultura e tradição do país do Sol Nascente.
Nilson Tamotsu, presidente da AECNB (Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira), explica que essa tradição une as famílias no mês de maio em cerca de 21 atividades diferentes. Dentre elas estão a corrida (50 e 75 metros), cabo de guerra, pesca peixes e revezamento (75 metros).
O evento, com entrada gratuita, acontece na sede de campo da AECNB, localizada na Avenida João Arinos, nº 140, na saída para Três Lagoas. Durante a gincana familiar esportiva é possível adquirir um sobá, enquanto as crianças se divertem entre si.
Para o funcionário público Leandro Maeda, de 40 anos, trazer as crianças de 2 e 4 anos é mais do que incentivar o convívio social dos filhos, mas também “preservar a cultura”. Ele veio de São Paulo há cerca de dez anos e com a família hoje faz parte da terceira maior comunidade de descendentes japoneses do país.
Sentir-se parte disso leva o desenvolvedor de software Fernando Kendy, 23 anos, a se dedicar ao Taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko, que é um grupo de tambores de Okinawa. Ele explica que “esse sentimento de pertencimento vem de preservar a cultura aprendida com os pais”. Assim, o Undokai tem esse viés da tradição e reencontro entre as gerações.
Para o governador Eduardo Riedel (PSDB) a integração é a palavra-chave em eventos como o promovido neste domingo (7). Ele destaca ser “imensurável a contribuição da colônia” com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Tanto que o apoio do Estado ao Undokai ocorre pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) todos os anos. A prefeitura também é parceira.
Em movimento
Carlos Aguni, de 67 anos, celebra a história da imigração e a gincana familiar esportiva ao lado de uma ambulância. O médico sanitarista está atento a todos que passam pelo evento, com a estimativa de público de duas mil pessoas. Em sua avaliação, a longevidade decorre das lições apreendidas com os ancestrais sobre dieta, atividade física e a busca pelo equilíbrio.
O mover-se, inclusive, tem efeitos positivos na vida de Celeste Molina Cohrs, 84 anos. Ela foi a responsável por colocar o público e até autoridades para participar da Rádio Taissô, ginástica rítmica regulamentada no Japão em 1928 para homenagear à posse do Imperador Hirohito.
“Não tenho dores, sou uma menina graças a essa ginástica”, descreve Celeste, que a pratica em aulas gratuitas todos os dias no Parque Belmar Fidalgo, das 7h às 7h30. A prática tinha no rádio sua indicação dos movimentos, sendo indicada para evitar dores nas costas, no pescoço, lombares, reumáticas, de cabeça, tendinite e mal estar.
Undokai
Criado há 130 anos, o Undokai representa uma reunião esportiva. Isso diante da junção dos termos “undô”, que significa esporte e movimento, e “kai”, traduzido como reunião. Este dia reúne várias gerações de japoneses e seus descendentes para a prática de esportes variados.
Houve um intervalo de três anos na realização do evento, por conta da pandemia da Covid-19, tendo este retornado no ano passado. Produtos e comidas típicas japonesas também integram a ação que ocorre, desde às 8h, na sede de campo da Nipo, localizada na Avenida João Arinos, nº 140, na saída para Três Lagoas. A entrada é gratuita.
Notícias mais lidas agora
- Dono de posto de gasolina é assassinado com cerca de 30 disparos na fronteira
- Malária é causa de uma morte por ano em Mato grosso do Sul desde 2022
- Moradores ficam sem indenização e ainda precisam conviver com fedor irreparável no Parque do Lageado
- Duas pessoas são presas por deixar travesti com 90% do corpo queimado após discussão em boate de Campo Grande
Últimas Notícias
Depois de 12 dias, Porto Murtinho perde o reinado e deixa de ser a mais quente do País
Chuvas de verão amenizaram temperaturas no município localizado no sudoeste do estado
Municípios de MS são selecionados para programa habitacional com 300 moradias
Água Clara, Campo Grande, Dourados, Inocência e Ribas do Rio Pardo devem organizar propostas para construção de novas casas
Novo casal? Barack Obama e Jennifer Aniston podem estar vivendo um romance
Ex-presidente dos EUA estaria separado de Michele Obama há quase um ano
Shopee abre vagas em Campo Grande para Programa de Jovem Aprendiz
Programa é destinado a jovens de 18 a 21 anos, que tenham concluído ou estejam cursando o Ensino Médio
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.