Mato Grosso do Sul permanece em alerta de chuvas intensas nesta sexta-feira (27). A previsão indica volume de até 50 milímetros ao dia em todas as regiões do Estado, com exceção de parte do Pantanal, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Pode chover de 20 a 30 milímetros por hora, com ventos de 40 a 60 km/h, das 9h30 desta manhã às 10h de sábado. A condição pode causar risco de corte de elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A queda nas temperaturas amenizou o calorão dos últimos dias, entretanto, o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do ) indica que houve pouca chuva registrada nas cidades do Estado em 24h.

Em , o tempo saiu de temperaturas de 37°C para menos de 33°C nesta semana, com chuvas isoladas. O baixo volume não causou danos, como os registrados em , com alagamento e invasão da enxurrada em residências.

Imagens de satélite monitoradas nesta manhã indicam nebulosidade associada a chuva fraca, principalmente nas regiões sudoeste, sul e leste do Estado. Além disso, uma fina camada de fumaça deixa o céu acinzentado, como notado na quinta-feira (26). Os ventos atuam do quadrante norte.

O monitoramento ainda mostra que as instabilidades são causadas pelo intenso fluxo de calor e umidade, aliado à atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no .

Saiba Mais