O Secretário Nacional da Pessoa do MDHC (Ministério dos e da Cidadania), Alexandre da Silva, estará na Capital na próxima quinta-feira (25) no evento “Envelhecer: arte, privilégio ou desafio? ”

Na ocasião o secretário apresentará as ações voltadas aos direitos humanos e cidadania da pessoa idosa, identificando possibilidades de aprimoramento, com vistas à maior efetividade das ações governamentais.

“Nosso objetivo é fazer um grande debate, apresentando a Secretaria Nacional da Pessoa Idosa, conhecer a realidade do Mato Grosso do Sul, pensar nos problemas, entender melhor esses problemas e começar a construir juntos, soluções, pensando no envelhecer saudável e respeitando os nossos idosos nas suas especificidades”, explica Alexandre da Silva.

O encontro de gestores e rede de atendimento à pessoa idosa será realizado em parceria da Secretaria Nacional da Pessoa Idosa do MDHC (Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania) e (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul).

O Encontro

“A ação vem para fomentar a troca de experiências e boas práticas dos municípios sul-mato-grossenses, visando o fortalecimento das políticas públicas de forma transversal entre governo federal, governo do estado e municípios, propiciando assim maior efetividade nas entregas para a população idosa que aqui vive”, explica Zirleide Barbosa, subsecretária de Estado de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa.

Vale ressaltar que em 2023, o Estatuto da Pessoa Idosa completou 20 anos, promovendo a garantia de direitos, assegurando direitos sociais e criando condições de promoção na sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

“A legislação é ampla no que tange a garantia dos direitos, mas cabe a nós promovermos a cidadania das pessoas idosas, criando condições de promoção na sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade”, completa a Subsecretária.