Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura cede profissionais ao Ismac 2 semanas após início das atividades em Campo Grande

Confirmação traz alívio para os gestores da instituição, que temiam a suspensão de algumas atividades por falta de profissionais.
Nathália Rabelo -
ISMAC em Campo Grande
Ismac em Campo Grande (Foto: Nathália Rabelo/Midiamax)

A prefeitura de publicou no Diogrande desta terça-feira (14) a cedência de profissionais ao Ismac (Instituto Sul Mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas). Confirmação veio quase duas semanas após o início das atividades da instituição filantrópica atuante na Capital.

Conforme o decreto “PE” n. 811, a prefeita Adriane Lopes autorizou a cedência de 11 servidores para o Ismac no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, com ônus para a origem. Decisão traz alívio para os gestores da instituição, que temiam a de algumas atividades por falta de profissionais.

Confira o decreto na íntegra:

Lista profissionais lotados no Ismac
(Foto: )

Relembre o caso

Desde o início do ano de 2023, o Ismac temia a defasagem de profissionais com a retomada dos atendimentos, isso porque instituição não havia recebido retorno sobre a cedência de profissionais da Prefeitura até então.

“Estamos aguardando e ainda não tivemos resposta sobre a cedência desses profissionais, que é um número considerável de profissionais que tiveram os seus contratos encerrados em 31 de dezembro de 2022. São especialistas cedidos pela Semed (Secretaria Municipal de Educação) e também psicólogos pela SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social)”, afirmou Márcio Ximenez, presidente do Ismac, no início deste ano.

Todos os anos, parte dos profissionais é cedida pelo Governo do Estado, outra pela Prefeitura e a restante é paga pelas instituições. Acordo com prefeitura está em vigor há 66 anos, desde que Ismac foi fundado na Capital.

O Ismac afirma que normalmente a resposta da prefeitura vem no início de janeiro, mas que equipe tentou marcar conversa com a prefeita Adriane Lopes várias vezes até conseguir acordo. As atividades retornaram em 1º de fevereiro.

Importância dos profissionais

O Ismac (Instituto Sul Mato Grossense para Cegos Florivaldo Vargas) é uma sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 1957, na Capital, destinada à educação, reabilitação e assistência social às pessoas com deficiência visual. Dessa forma, a presença desses profissionais no local é fundamental para continuar atendendo o público.

Atualmente, são 130 alunos atendidos pelo setor de educação e cerca de 700 pessoas nos demais serviços. Toda a assistência prestada é gratuita à população.

“Esses profissionais são de fundamental importância para que a gente continue com o nosso trabalho de 66 anos e sempre teve essa parceria de cedência. Infelizmente esse ano, devido ao decreto, a gente ainda não teve sucesso. Se fosse para pagar, a gente não teria condição e sem os profissionais, comprometeria bastante nossos atendimentos”, lamenta Márcio.

O Governo do Estado já formalizou contrato de cedência. Decreto foi publicado no DOE-MS (Diário Oficial do Estado) de quarta-feira (1º). Assim, SED (Secretaria de Estado de Educação) prorrogou a vigência do Contrato de Cooperação até 31/12/2023.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Inglaterra: polícia prende quatro iranianos por suposto plano de ataque terrorista

É campeão: Sada Cruzeiro vence e leva o 9° título da Superliga Masculina

Projeto na Câmara dos Deputados avalia transporte de graça para policiais e militares

‘Próximo papa não será uma xerox de Francisco. Deus gosta de originais’, diz cardeal brasileiro

Notícias mais lidas agora

Empresa que fraudou licitação entregava alimentos podres para merenda de crianças em MS

antonio

‘Nunca será esquecido’, diz filha de empresário que morreu em cela da delegacia

Jair Bolsonaro comemora saída de hospital após três semanas internado em Brasília

Prefeitura de Nioaque abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil

Últimas Notícias

Famosos

‘Me tirou o fôlego’, descreve Lady Gaga com recorde de 2,5 milhões de fãs no Rio

Cantora usou as redes sociais para agradecer o público após show histórico na praia de Copacabana

Famosos

Mãe da atriz mirim Millena Brandão, que morreu na última sexta, homenageia filha em publicação

Atriz será enterrada neste domingo em cemitério da zona sul de São Paulo

Cotidiano

‘Nunca será esquecido’, diz filha de empresário que morreu em cela da delegacia

Familiares e amigos prestaram homenagens ao arquiteto conhecido em Campo Grande

Brasil

Jair Bolsonaro comemora saída de hospital após três semanas internado em Brasília

Ele estava no hospital desde 13 de abril