Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura não cede servidores e Ismac pode começar atividades de 2023 com menos profissionais

Segundo presidente, Instituição aguarda resposta da prefeitura, que ainda não confirmou se vai ceder profissionais em 2023 até esta quinta-feira (19)
Nathália Rabelo -
ISMAC em Campo Grande
Ismac em Campo Grande (Foto: Nathália Rabelo/Midiamax)

Gestores do Ismac (Instituto Sul Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas) de temem possível defasagem de profissionais com a retomada dos atendimentos a partir de 1º de fevereiro, isso porque instituição ainda não recebeu retorno sobre a cedência de profissionais da Prefeitura até esta quinta-feira (19).

“Estamos aguardando e ainda não tivemos resposta sobre a cedência desses profissionais, que é um número considerável de profissionais que tiveram os seus contratos encerrados em 31 de dezembro de 2022. São especialistas cedidos pela (Secretaria Municipal de Educação) e também psicólogos pela SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social)”, afirma Márcio Ximenez, presidente do Ismac.

Ximenez ainda explica que equipe está aflita de iniciar os atendimentos sem o apoio municipal, tendo em vista que, todos os anos, parte dos profissionais é cedida pelo Governo do Estado, outra pela Prefeitura e a restante é paga pelas instituições. Acordo com prefeitura está em vigor há 66 anos, desde que Ismac foi fundado na Capital.

“Sem esses profissionais cedidos, vai ficar bem complicado. Infelizmente vai comprometer bastante o nosso trabalho”, destaca.

Atividades retornam em 1º de fevereiro

O Ismac afirma que normalmente a resposta da prefeitura vem no início de janeiro, mas que equipe tentou marcar conversa com a prefeita Adriane Lopes, porém, sem sucesso até o momento. As atividades retornam em 1º de fevereiro.

“A gente está bastante aflito porque os alunos estão de e as aulas voltam em 1º de fevereiro. Se até 1º de fevereiro não sair essa resposta, esses profissionais não vão estar atuando com a gente e serão lotados para outros locais”.

Importância dos profissionais

O Ismac (Instituto Sul Mato Grossense para Cegos Florivaldo Vargas) é uma sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 1957, na Capital, destinada à educação, reabilitação e assistência social às pessoas com deficiência visual. Dessa forma, a presença desses profissionais no local é fundamental para continuar atendendo o público.

Atualmente, são 130 alunos atendidos pelo setor de educação e cerca de 700 pessoas nos demais serviços. Toda a assistência prestada é gratuita à população.

Escrita em braille
Escrita em braille (Foto: Nathália Rabelo/Midiamax)

“Esses profissionais são de fundamental importância para que a gente continue com o nosso trabalho de 66 anos e sempre teve essa parceria de cedência. Infelizmente esse ano, devido ao decreto, a gente ainda não teve sucesso. Se fosse para pagar, a gente não teria condição e sem os profissionais, comprometeria bastante nossos atendimentos”, lamenta Márcio.

Enquanto a prefeitura ainda não dá posicionamento positivo ou negativo, a instituição se sente mais tranquila porque o Governo do Estado já formalizou contrato de cedência. Decreto foi publicado no DOE-MS (Diário Oficial do Estado) de quarta-feira (19). Assim, SED (Secretaria de Estado de Educação) prorrogou a vigência do Contrato de Cooperação até 31/12/2023.

O Jornal Midiamax solicitou posicionamento à Prefeitura de Campo Grande sobre a cedência de profissionais e aguarda resposta. Espaço segue aberto para eventuais manifestações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Carmen

Homem matou namorada trans para não assumir relação, diz polícia

VÍDEO: Durante perseguição, PM apreende mais de 2 t de maconha em carros furtados

SC avança em restrições a criação de pit bulls; veja quais são as regras em MS

Bêbado, jovem bate a cabeça da própria mãe contra a parede e acaba preso

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Atenção, pais: confiram os acidentes mais frequentes durante as férias escolares e como se prevenir

Últimas Notícias

Polícia

Prestes a embarcar para SP, boliviana é presa com 30 quilos de skunk em rodoviária de Campo Grande

Jovem disse que pegou duas malas com drogas em Corumbá e receberia R$ 1 mil pela entrega em SP

Política

Nelsinho convoca reunião extraordinária para discutir ‘tarifaço’ de Trump

Senador sul-mato-grossense Nelsinho Trad preside a CRE (Comissão de Relações Exteriores)

Emprego e Concurso

Empresa abre vagas para obras e ‘construção pesada’ em Inocência

Inocência recebe a quinta planta de fábrica de Celulose em Mato Grosso do Sul

Polícia

Homem é preso após atirar para o alto e resistir à abordagem policial em Dourados

Homem foi preso com arma de fogo de calibre .38 e um coldre, com quatro cápsulas deflagradas e uma intacta