Em alusão ao “Julho Amarelo”, mês de luta contra Hepatites Virais, a se tornará ponto de testagem de ao longo deste final de semana.

As ações vão acontecer aos sábados e domingos e começam às 8h da manhã, quando serão ofertados testes para 150 pessoas todos os finais de semana do mês.

“Nosso objetivo é o diagnóstico de hepatites virais, que podem ser detectadas através de testes rápidos, mas também serão os testes para outras ISTs”, explica a gerente técnica de hepatites, Eliane Maria da Silva.

Ela ainda explica que as formas mais comuns da infecção no município são os vírus B e C, e que mais de 400 pessoas estão realizando o tratamento ativamente.

“O tratamento é oferecido única e exclusivamente pelo SUS, então, mesmo que o paciente tenha o diagnóstico em uma clínica particular, os medicamentos serão retirados na rede pública”.

Ainda na ação, o paciente que obtiver o resultado positivo para hepatites será orientado sobre como proceder e onde buscar o tratamento.

“A medicação está disponível tanto no hospital Esterina Corsini quanto no Cedip. O paciente sai com tratamento suficiente para seis meses e depois desse período retorna para fazer exame de carga viral e saber se há necessidade de continuar ou pode ser considerado curado”, explica a gerente técnica.

Serviço – Plantão de testagem para hepatites

Data: sábados e domingos do mês de julho

Horário: a partir das 8 horas

Local: Praça Ary Coelho – Centro