Professores interditam quatro quarteirões em protesto por melhorias na educação em Campo Grande
A manifestação contou com a presença de professores e servidores de 27 cidades de Mato Grosso do Sul
Lethycia Anjos, Clayton Neves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Desde as 9h desta quarta-feira (24), professores e servidores da educação de Mato Grosso do Sul protestam pelas ruas do centro de Campo Grande. A mobilização em defesa e promoção da escola pública interdita quatro quarteirões da região central.
Entre as reivindicações da categoria está a valorização da carreira, reajuste com ganho real aos administrativos da educação, aprovação do PNE (Plano Nacional de Educação), concurso público e cumprimento da lei que estabelece o piso do magistério.
O grupo percorre ruas próximas à praça Ary Coelho, saindo pela Rua 15 de Novembro, 14 de Julho, Marechal Rondon, 13 de Maio e retornando à praça. A passeata contou com auxílio da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e Polícia Militar, que fizeram o bloqueio das vias.
Com auxílio de um carro de som, os manifestantes cobraram melhorias na educação pública e enfatizaram demandas antigas da categoria. Entre elas, a revogação do novo ensino médio e reajuste salarial.
Manifestação mobilizou professores de 27 cidades
Gilvano Bronzoni, presidente da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), reforça que a categoria busca a implementação de 6% de reajuste para educadores de 20h semanais na rede pública municipal. Ele menciona negociações em 2022, mas com uma proposta aprovada com 52% de diferença do piso salarial.
A caravana conta com servidores de Água Clara, Anastácio, Aquidauana, Amambai, Bela Vista, Bodoquena, Corumbá, Coxim, Dourados, Dois Irmãos do Buriti, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Itaquiraí, Jardim, Ladário, Mundo Novo, Naviraí, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Tacuru e Vicentina.
Também participam do ato servidores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) que aderiram à greve.
Além disso, os deputados estaduais Gleice Jane e Pedro Kemp, ambos do PT (Partido dos Trabalhadores), estiveram na manifestação em apoio aos professores.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Morto em acidente entre caminhonete e carreta na MS-306 era gerente de fazendas
- Professor que chamou alunos de ‘pobres’ já teria assediado menina em troca de nota alta na prova
- VÍDEO: Motorista escapa de ser atingido por árvore em Campo Grande por 10 segundos
- Menina é levada para UPA e mãe descobre que criança foi estuprada em Campo Grande
Últimas Notícias
TCE-MS pede informações sobre inscrições de servidores da Prefeitura em seminário
Senacop 2024, realizado em Campo Grande, visa a qualificar pessoal sobre mudanças em licitações públicas. Tribunal quer informações como a relação de inscritos no evento
Ação comunitária no Itamaracá terá plantio de mudas e atendimento jurídico no sábado
Esta é a segunda edição da Ação Cidadania ECOmunitária com oferta de serviços gratuitos à população
Mecânico que matou jovem nas Moreninhas abandona plenário, mas é condenado a 19 anos de prisão
Victor Hugo Lima Brandão disse que iria acompanhar todo o julgamento por videoconferência, mas abandonou o plenário ao fim de seu interrogatório
Após 30 anos, homem que matou companheira em motel de Paranaíba é preso em MG
O inquérito policial aponta que o crime ocorreu em setembro de 1994
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.