A passagem de uma frente fria por Mato Grosso do Sul no começo da semana que vem vai amenizar as altas temperaturas que o Estado vem registrando nos últimos dias, conforme indica a previsão do tempo.

De acordo com o meteorologista do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de MS), Vinicius Sperling, a frente fria chega pelo sul do Estado. “No sábado e domingo a tarde vai ficar bem quente, com esses temporais isolados, e a gente espera que já comece a avançar pelo extremo-sul do Estado”, diz ao Jornal Midiamax.

Em Sete Quedas, por exemplo, as mínimas ficam na casa dos 14°C, com máximas de 23°C, com previsão de chuva. A frente fria será mais forte no centro-sul de MS, como em Ponta Porã (18°C a 27°C) e Dourados (20°C a 32°C).

“Aqui para Campo Grande não vai sentir muito, mas lá para o extremo-sul do Estado que vai sentir um pouquinho mais essa passagem da frente. Chega na segunda, um friozinho maior dela na terça e depois vai perdendo força. São frentes bem rápidas em função da época do ano”, finaliza Sterling.

Conforme previsão do Cemtec, entre esta sexta-feira (1º) e o dia 8 de setembro, são esperados acumulados de chuvas de até 50 mm, com destaque nas regiões sul, sudeste e leste do Estado.

Fim de semana

Entre sábado (2) e domingo (3), há probabilidade de chuvas isoladas, assim como podem ocorrer tempestades com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Essas instabilidades ocorrem devido à passagem de cavados em níveis médios da atmosfera, aliado ao transporte de calor e umidade.

Além disso, a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai favorece a formação de chuvas. Durante estes dias, estão previstas temperaturas mínimas entre 22 e 25°C e máximas de até 36°C nas regiões sul e leste. Para as regiões norte, pantaneira e sudoeste, mínimas entre 24°C e 29°C e máximas de até 39°C.

Em Campo Grande, mínimas entre 25-26°C e máxima de até 33°C. Os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 40-60 km/h e pontualmente, podem ocorrer valores acima de 60 km/h.