A nova passagem de frente fria se aproxima de Mato Grosso do Sul no fim de semana, com chance de chuvas na região sul. Apesar de amenizar os índices críticos de umidade relativa do ar, a maior parte do Estado deve registrar altas temperaturas, que podem ultrapassar 33°C.  

Uma massa de ar de circulação anticiclônica anômala impede o retorno de umidade e a entrada de frentes frias. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), este bloqueio atmosférico inibe a formação de nuvens, causando o tempo seco.

No sábado (8), as temperaturas serão amenas durante a madrugada e manhã, com leve sensação de frio, mas logo a elevação durante o dia, com máximas que podem ultrapassar os 32°C. No período da tarde, os índices de umidade variam de 20 a 40%.

cemtec

As temperaturas mínimas estarão entre 15 e 20°C nas regiões do sul, leste e nordeste do Estado e máximas de 28°C a 33°C. Os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 30-50 km/h e localmente podem ultrapassar os 50 km/h.

Em Campo Grande, as temperaturas variam entre 20°C a 29°C, com dia ensolarado. Corumbá, Coxim e Paranaíba terão as maiores temperaturas, de 14°C a 33°C, sem previsão de chuva. Na região sul, Ponta Porã e Iguatemi, terão temperaturas mais amenas, de 20°C a 29°C.

No domingo (9), a região sul deve registrar chuva fraca ou moderada. São previstas temperaturas mínimas entre 19 e 20°C e máximas que podem atingir valores de 28°C para as regiões sul e leste do Estado.

cemtec

Mesmo com chegada de chuva, não haverá queda drástica na temperatura. Nas regiões norte e nordeste são esperadas mínimas entre 18 e 21°C e máximas podem atingir os 33°C. Na região oeste do Estado as temperaturas mínimas ficam entre 22 e 25°C e máximas podem chegar até os 31°C.

Frio de 3°C

O monitoramento adianta a previsão da chegada da frente fria a partir da próxima quarta-feira (12). A passagem quebra o bloqueio atmosférico, com chance de chuvas de intensidade fraca a localmente fortes. Podem ocorrer tempestades acompanhadas de queda de raio e rajadas de vento, principalmente na região sul e leste.

Com isso, os termômetros devem marcar queda nas temperaturas, na quinta (13) e sexta-feira (14), entre 5°C e 8°C, principalmente na região, entre 5 e 8°C. “Contudo, alguns modelos de previsão indicam valores de temperatura mínima ainda mais baixa, entre 3 e 4°C”, reforça o Cemtec. Campo Grande deve pontuar mínimas entre 7 e 8°C