Seria cômico se não fosse trágico. Poucas horas antes da entrega de 71 novos ônibus que vão renovar apenas 15% da frota de Campo Grande, passageiros do Consórcio Guaicurus ficaram mais uma vez na mão. Isso porque coletivo quebrou na Avenida Costa e Silva.

O Jornal Midiamax flagrou o ônibus quebrado, com a sinalização de um triângulo, por volta das 9 horas desta quarta-feira (28). Os passageiros que tiveram a rotina alterada pela viagem interrompida já tinham dado um jeito de pegar outros coletivos.

Ônibus quebrados ou caindo aos pedaços não são novidade em Campo Grande. Na tarde desta terça (27), coletivo da linha 086, que faz o trecho Terminal Júlio de Castilhos e Shopping Campo Grande, quebrou na Avenida Afonso Pena.

Todos os passageiros precisaram descer e esperar outro ônibus, que chegou ao ponto lotado. “Pobre não tem um dia de paz, ainda veio outro mais lotado pra todos entrarem”, conta o leitor que tentava chegar em casa depois de um dia de trabalho.

Porta de ônibus superlotado quebrou e agravou situação precária do transporte em Campo Grande. (Foto: Fala Povo / Midiamax)

Menores, novos ônibus só renovam 15% da frota

O Consórcio Guaicurus e a prefeitura de Campo Grande fazem nesta manhã, na Cidade do Natal, a cerimônia de entrega dos 71 novos ônibus. Os veículos são menores, comportam 70 passageiros e substituem ônibus com capacidade maior.

Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo grupo Ligados no Transporte e revelam que, na prática, dependendo da escolha das linhas para onde os novos ônibus vão, a situação do transporte público pode até piorar.

Os novos ônibus vão renovar apenas 15% da frota atual de 450 ônibus. Assim, outros 111 ônibus vencidos continuarão circulando em Campo Grande.

Levantamento feito pelo Ligados no Transporte mostra que, diferente do informado pela Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos), Campo Grande tem 226 ônibus ‘vencidos’, com 10 anos ou mais. A Agereg afirmou em publicação que são 182 ônibus nessa média.

Conforme estipula o edital de concorrência nº 082/2012, a frota de ônibus que circula no transporte público de Campo Grande deve ter cinco anos. Porém, dos 450 ônibus do Consórcio, apenas 78 foram adquiridos de 2018 para frente.

Considerando que os 71 ônibus novos vão substituir os mais velhos, Campo Grande ainda terá 155 ônibus com 10 anos ou mais rodando nas ruas. O Jornal Midiamax questionou o Consórcio Guaicurus sobre em quais linhas os novos ônibus devem ser colocados, mas não recebeu resposta e o espaço segue aberto ao posicionamento.