que já matou mais de 3 mil, na madrugada desta segunda-feira (6), na Turquia e , também preocupa moradores de Mato Grosso do Sul, que entraram em contato com o consulado em busca de informações.

Conforme o cônsul-geral do Consulado da República Árabe da Síria, Khalil Youssef, em , sete pessoas de MS já entraram em contato com o órgão, que acompanha a situação. “Nós já conversamos com mais de 30 autoridades na Síria. A situação está muito feia; eles estão em alerta geral. Temos muitos brasileiros que moram lá, mas a maioria fica em Damasco”, contou ele ao Jornal Midiamax.

Os abalos sísmicos foram sentidos tanto na Turquia quanto na Síria, com 11.119 feridos confirmados até o momento, segundo o ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca.

O número de mortos já ultrapassa da marca dos 3 mil, sendo que pelo menos 1.762 na Turquia e 1.293 na Síria. O tremor principal foi seguido de outros 147 tremores secundários.

A AFAD (Presidência de Gestão de Emergências e Desastres) afirmou que cerca de 9.700 pessoas foram designadas em equipes de busca e resgate para atender as dez províncias afetadas pelo terremoto, de acordo com a agência estatal de notícias da Turquia Anadolu.

Coração preocupado

Há seis anos, Wassim Aldali deixou a terra natal e chegou em Campo Grande como um refugiado sírio. O estrangeiro se firmou na Capital e atualmente é proprietário de um restaurante na Rua Marechal Rondon, mas o coração ficou preocupado com o acontecido.

“Meus irmãos e a minha mãe moram na Síria, mas, graças a Deus, eles estão bem”, conta ele, aliviado, ao Jornal Midiamax. O tremor de cerca de 1 minuto e meio foi o pior desde 1939 e deixou um rastro de destruição nos países. O abalo também foi sentido em Israel, Líbano, e Chipre.

Ainda não há informações sobre brasileiros mortos ou feridos, segundo o conselheiro da Embaixada do Brasil na Turquia. Porém, brasileiros ficaram desabrigados na Turquia.

Jogador morto soterrado

O goleiro Ahmet Eyüp Türkaslan, do Yeni Malatyaspor, da Turquia, é um dos mortos sob os escombros de um prédio que desabou por causa do terremoto. A morte foi confirmada pelo treinador da equipe, Yilmaz Vural. A mulher do atleta foi retirada com vida dos escombros.

Imagens do terremoto