Mato Grosso do Sul tem 21 cidades em alerta pela baixa umidade do ar

Ontem, Três Lagoas entrou na lista de cidades mais secas do País

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
sol
(Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Aviso meteorológico do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), emitido nesta segunda-feira (3), colocou 21 cidades de Mato Grosso do Sul em alerta pela baixa umidade relativa do ar. Segundo o comunicado, os índices devem variar entre 20% e 30% durante todo o dia, percentual considerado prejudicial à saúde.

Estão em situação crítica os municípios de: Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.

A recomendação é para que moradores bebam bastante líquido, evitem desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. A Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) estarão em alerta para atender eventuais ocorrências relacionadas ao tempo seco.

Ontem (3), o município de Três Lagoas foi destaque nacional ao ocupar a sétima posição no ranking das cidades mais secas do Brasil. No município da região do Bolsão, o percentual de umidade chegou a 19%, considerado clima desértico. 

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Clima e do Tempo), até sexta-feira (7) não há previsão de chuva para Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados