A partir de hoje, ganham um reforço na segurança. Nesta tarde de quarta-feira (27), na Praça do Rádio, 320 guardas participaram da formatura realizada pela Guarda Civil Metropolitana.

A capacitação dos guardas durou dois meses. No curso de ronda escolar, foram 250 formandos e 30 participaram do do patrulhamento urbano. Já no motopatrulhamento que é a mais nova especialização da GCM, foram 40 guardas que estão aptos para já começar a atuar nos bairros de Campo Grande.

De acordo com o secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Anderson Gonzaga as sete regiões da cidade receberão um reforço na segurança a partir de agora, e adiantou que em breve será instalada uma base da GCM no Jóquei Clube.

“O que muda é justamente a questão do trabalho, a profissionalização, a capacitação empenha um servidor mais capacitado que possa desempenhar um serviço de qualidade a população de Campo Grande”.

Capacitações

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes afirmou que Campo Grande é uma das capitais mais seguras do Brasil, acima de 500 mil habitantes. E nós continuamos capacitando a Guarda Civil Metropolitana para melhor atender os campo-grandenses.

“Hoje nós estamos certificando os nossos servidores, são mais de 300, a ronda escolar, que foi instituída este ano pela nossa equipe. Nós entregamos para unidades escolares 10 viaturas novas, mas precisávamos capacitar os guardas para atender as crianças nas unidades escolares. E hoje está sendo a formatura dessa tropa que vem trazer mais segurança nas escolas dos municípios. Essas capacitações continuadas trazem também resolutividade e um trabalho feito com muita garantia daquilo que eles estão fazendo, atendendo com qualidade os campo-grandenses”, disse.

Solenidade

Além da formatura desses 320 GCMs, mais de 700 que estão no evento receberam do armamento para a permanência do porte de arma de fogo. E também foi realizada a entrega de equipamento ao efetivo da Guarda Civil Metropolitana.

Durante a solenidade serão entregues diplomas para seis GCMs representantes, dois de cada turma de conclusão de curso. Além da formatura, haverá a apresentação de parte do contingente da GCM, com cerca de 500 servidores, fazendo evolução em cadência do contingente, apresentação da da Guarda Civil Metropolitana, evolução do motopatrulhamento e apresentação da Romu (Ronda Ostensiva Municipal).

Reconhecimento

O GCM Fábio Vilamaior, 46 anos, é um dos mais antigos da GCM, ingressou em 2009, primeiro formado da turma de inspeção geral. Ele, que tem 14 anos comemora os avanços que os guardas tiveram durante sua trajetória.

“Para nós é gratificante porque lá no começo éramos reconhecidos praticamente só como agente patrimoniais, e hoje principalmente com a Lei 144 nós somos incluídos no rol da segurança pública. Com isso vemos que temos um maior amparo significativamente”.