A geada prevista para Mato Grosso do Sul atingiu sensação térmica de -3,9°C, principalmente na região de fronteira no sul do Estado. As temperaturas congelantes foram registradas na madrugada desta sexta-feira (14).

Campo Grande está entre as cidades mais frias do Estado, marcando -3,9°C por volta das 6h e -0,7°C às 7h, conforme a estação de monitoramento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), apesar de mínima de 8°C. A máxima não deve ultrapassar os 19°C.

Ponta Porã ocupou o segundo lugar no ranking estadual de menor sensação térmica, com 0,5°C pontuada por volta das 4h. A mínima foi de 7°C, com evolução pouco significativa durante o dia que terá máxima de 20°C.

Moradores de Dourados também tiveram que reforçar o agasalho, já que a cidade marcou 2,9°C por volta das 7h desta manhã. A mínima chegou a 7,2°C e os termômetros devem ter máxima de 20°C.

Fronteira com o sul do Brasil Sete Quedas registrou friaca com mínima de 6,4°C e sensação térmica de 8,5°C.

Declínio na temperatura

O instituto de meteorologia mantém o alerta de declínio de temperatura em todo Mato Grosso do Sul, com baixa de 5°C na média normal. Após 27 dias de estiagem e amplitude térmica, quando a madrugada tinha valores amenos e calor acima dos 30°C no mesmo dia.

Apesar de esperada, a previsão para o Estado é de pouca chuva no fim de semana. A queda de temperatura será acentuada na região sul, com mínimas entre 6°C e 13°C. A sensação de umidade relativa do ar estará em índices de alerta.

O frio não dura muito no Estado, principalmente ao norte e nordeste, onde o calor pode chegar a 32°C, entre sábado (15) e domingo (16). As regiões sul, sudeste e norte registraram precipitação, com baixos acumulados de chuva, por volta de 10 mm.

Na maioria das cidades, a madrugada e manhã serão de temperaturas amenas e elevação ao longo do dia. Entre sexta-feira (14) e sábado, as mínimas variam de 6°C a 9°C para a região sul e leste. Porém, na região sul pode ter geada abaixo de 5°C. A geada deve ter índices de intensidade fraca a moderada. As temperaturas máximas no sul podem marcar 22°C, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).