Com ampliação de público da vacina bivalente, autorizada pela Prefeitura no dia 25 de abril, 6.870 campo-grandenses de 18 a 59 anos procuraram unidades de saúde da cidade para tomar a vacina contra a . Desde a abertura para o novo público, a média de aplicação diária tem sido de 2 mil doses.

De acordo com a (Secretaria Municipal de Saúde), até o momento 46.699 vacinas bivalentes foram aplicadas na Capital. Até o último dia 23, podiam receber apenas moradores com 60 anos ou mais ou que fizessem parte de grupos prioritários, como indígenas, quilombolas, pessoas com comorbidades e imunocomprometidos.

“Conforme levantamento da Secretaria, com a ampliação de público houve aumento na procura pela vacina nas unidades de saúde e voltou a registrar uma média de 2 mil doses aplicadas por dia. Proporcionalmente, a Capital se mantém como o município com maior cobertura vacinal do Estado”, detalhou a Sesau por meio de nota. 

Públicos para a vacinação

Além da aplicação da vacina bivalente em toda a população com 18 anos ou mais, as crianças, entre 3 e 11 anos, também poderão tomar o reforço da vacina a partir de agora.

Em crianças entre 3 e 4 anos a dose extra aplicada é a baby, a mesma dos bebês a partir de dois anos de idade. As crianças entre 5 e 11 anos, que são vacinadas pela Pfizer pediátrica, poderão receber uma nova dose do mesmo imunizante. Para todos os públicos é necessário aguardar o intervalo de quatro meses para a aplicação do reforço. 

Na Capital, aproximadamente 739,2 mil pessoas foram vacinadas com pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19, o que representa 81,58% da população. Ao todo foram aplicadas mais de dois milhões de doses.

Durante a semana, a vacinação contra a Covid-19 acontece em mais de 50 unidades básicas e de saúde da família espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos de Campo Grande. Aos sábados e feriados ao menos três unidades estão sendo referenciadas para atender a população.