Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em Ponta Porã, concessão deve triplicar área do terminal de passageiros do aeroporto

A empresa prevê iniciar obras no terminal no segundo semestre de 2024
Priscilla Peres - Publicado em
Compartilhar
Aeroporto de Ponta Porã (Foto: Prefeitura de Ponta Porã)

A meia-noite desta terça-feira (7) a administração do aeroporto de Ponta Porã passou para a Aena, empresa espanhola que vai administrar três aeroportos de Mato Grosso do Sul pelos próximos 30 anos. A empresa prevê iniciar obras no terminal no segundo semestre de 2024.

A Aena está em fase de elaboração de projeto de melhorias para cada aeroporto, que será entregue à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) até o dia 2 de dezembro e as obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026.

De acordo com a empresa, está previsto para Ponta Porã a ampliação do terminal de passageiros, que irá triplicar a área total, passando dos atuais 800 metros quadrados para 2.600 metros quadrados. Além disso, serão construídas áreas de segurança no final da pista, em ambas as cabeceiras, três posições de estacionamento de aeronaves tipo C no pátio.

O primeiro voo sob a nova gestão será o Azul 4926, proveniente de Campinas (SP) e com pouso no aeroporto de Ponta Porã previsto para às 13h40. Já a primeira decolagem será do voo Azul 4927, prevista para às 14h20, também com destino a Campinas (SP). Os voos são operados com jatos Embraer 195.

O aeroporto de Ponta Porã é o segundo mais movimentado no Mato Grosso do Sul. Em 2022, foram 53.211 passageiros. Até setembro deste ano, já passaram pelo terminal 52.951 passageiros.

Aena arrematou bloco por R$ 2,4 bilhões

Em agosto de 2022, a empresa espanhola Aena arrematou o bloco SP-MS-PA-MG com oferta de R$ 2,450 bilhões, que foi a leilão na 7ª rodada de concessões. Os aeroportos de Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã e Congonhas (SP), estão entre os 11 do bloco.

A Aena foi a única a apresentar proposta para o bloco SP-MS-PA-MG. A empresa se diz líder mundial em gestão aeroportuária e atualmente administra seis aeroportos brasileiros, todos na região Nordeste do país.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre 'cratera' na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra 'fotógrafo de ricos' em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Escolas rurais da Reme, de Campo Grande, voltam às aulas dia 17

Decisão ocorreu devido a fatores climáticos e de logística

Cotidiano

Castramóvel, Drive-thru da Oração e Ação do Procon interditam trânsito de Campo Grande neste fim de semana

Há interdições previstas para segunda, terça e quarta-feira também

Polícia

Lojas de tênis alvo de fiscalização reabrem com os mesmos produtos no centro de Campo Grande

As lojas foram fiscalizadas na última quarta-feira (5)

Polícia

Homem tenta esfaquear outro e acaba agredido com soco na Praça Ary Coelho

Vítima foi levada até a UPA Coronel Antonino na tarde desta sexta-feira (7)