Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em força-tarefa, Campo Grande tem dia de limpeza e contabiliza prejuízos após temporal

Em 24 horas, choveu 68% do esperado para todo o mês na Capital
Thalya Godoy -
carro
Carro ficou ilhado na Avenida Ernesto Geisel.

Cerca de 200 trabalhadores da Prefeitura Municipal de foram para as ruas na manhã desta quinta-feira (5) para atuar no rescaldo das chuvas que castigaram a Capital na quarta-feira (4). Segundo o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, não há previsão para a finalização dos trabalhos de limpeza e recuperação das vias.

Entre os prejuízos estão ruas enlameadas, estruturas de pontes e calçadas desmoronadas e famílias com a casa invadida pela água. Uma residência no Água Limpa Park, por exemplo, ficou destruída após o rompimento de uma lagoa de contenção. Apesar do nome do bairro, a água suja e vermelha desceu a Rua Nobres e invadiu as casas. 

As imagens de câmeras de segurança mostram que, além do líquido enlameado, móveis também descem e batem nos muros com a força da correnteza.

Até a noite de quarta-feira, mais de 150 famílias dos bairros Caiobá, Parque do Sol, Ponta Araraquara, Aguadinha e Só por Deus receberam auxílio emergencial de lonas. A Defesa Civil da Capital registrou mais de 10 ocorrências entre pontos de alagamentos, queda de muro e de árvores e falta de energia.

Casa ficou destruída com a enxurrada de quarta-feira (Foto: Midiamax)

Ruas ficaram alagadas

Com o alto volume de chuvas, vias importantes da Capital ficaram completamente tomadas pela água, como na Avenida Ernesto Geisel, em que um homem foi resgatado do carro com a ajuda de uma corda por populares. Imagens feitas de prédios mostram o local encoberto pela chuva.

De acordo com o Centro de Controle Integrado de Mobilidade Urbana da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, foram identificados problemas com a chuva nas seguintes vias: Avenida Ernesto Geisel com a Rachid Neder, Avenida Professor Luiz Alexandre com a Mato Grosso, Rua Ivan Fernandes com a Avenida Professor Luiz Alexandre, Avenida Campestre com a Thyrson de Almeida, Via Park e da Coca.

A (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) irá concentrar o trabalho nas primeiras horas desta quinta-feira na desobstrução de ruas, com a limpeza das vias de maior movimento com retirada de barro acumulado após a chuva, liberação de bocas de lobo, barragens e tapa buraco. O serviço será deslocado para as ruas sem asfalto quando as “condições climáticas permitirem”.

Serão utilizados 40 caminhões e máquinas no serviço. Segundo o titular da Sisep, equipes trabalham nesta manhã nas Avenidas Ernesto Geisel, José Barbosa Rodrigues e bairro Noroeste.

O último levantamento divulgado pelo (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul) aponta que Campo Grande acumulou 165,2 mm de chuvas no período de 24 horas, o que representa 68% do esperado para janeiro inteiro.

Chuva cobriu o asfalto em vários pontos da cidade. (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Onde conseguir ajuda?

As pessoas que moram em residências consideradas “habitação de interesse social” e que foram prejudicadas pela tempestade podem solicitar serviços de reparação nos seguintes telefones: (67) 3314-3900 e WhatsApp no (67) 99350-1126.

O número da Defesa Civil é 156. Por esse contato a pessoa pode solicitar retirada de árvores que bloqueiam o trânsito, risco de queda de árvores e semáforos desligados. 

O que diz a Prefeitura?

O Midiamax mostrou que o problema de inundação na Via Park é um problema crônico: o cenário da via encoberta pela água da chuva se repetiu em 2011 e na última quarta-feira (4).

O jornal entrou em contato com a Prefeitura para perguntar quais são os planos para solucionar os problemas das vias que sempre alagam, como Ernesto com Rachid, Ernesto com Euler e Nelly Martins próximo a Afonso Pena. Confira abaixo a resposta:

A Prefeitura tem mapeado os pontos de alagamento e as soluções adequadas para regular o fluxo de correnteza e evitar o transbordamento dos córregos Segredo, Imbirussu, os mais críticos por impactarem áreas densamente povoadas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

China busca relações saudáveis com EUA e esquiva-se de comentar tema das compras de petróleo

tromper vanda camilo licitações

Chega ao STJ pedido para revogar tornozeleira de ex-chefe de licitações alvo de três esquemas de corrupção

Praça do Rádio ganhará mural colorido em comemoração ao aniversário de Campo Grande

Seu bairro está na lista? Confira o itinerário do ‘fumacê’ nesta terça-feira

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

gravidez

Ministério da Saúde autoriza R$ 98,1 mil para compra de testes de gravidez em MS

Últimas Notícias

Sem Categoria

Corumbá terá Dia D da vacinação contra o sarampo neste sábado

A ação será realizada em sete unidades da ESF, além de um drive-thru do ginásio poliesportivo

Transparência

Justiça vai tentar acordo sobre construção em área que moradores querem posto de saúde

Moradores afirmam que não foram ouvidos e pedem serviço para beneficiar região

Política

‘Independente e tem autonomia’, avalia Vander Loubet sobre voto divergente de Fux no STF

Ministro votou contra as medidas cautelares impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Transparência

Nelson Cintra é multado pelo TCE-MS por irregularidade em transporte escolar

TCE-MS deu prazo de 60 dias para o prefeito de Porto Murtinho corrigir supostas irregularidades