Em fiscalização, conselho encontra corredores lotados e 91 à espera de leitos em hospital
Para o Coren/MS, a situação ocorre em consequência a fatores como déficit de profissional, sobrecarga de serviço e baixa remuneração
Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em fiscalização na última sexta-feira (24), o Coren/MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) flagrou 91 pacientes que aguardavam leito no Hospital Regional, em Campo Grande.
A ação teve apoio do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul e também encontrou corredores lotados, nos setores azul, verde e vermelho. Além disso, a equipe encontrou problemas estruturais como infiltrações em paredes, ar-condicionado quebrado e falta de equipamentos na pediatria.
Para o Coren/MS, a situação ocorre em consequência a fatores como déficit de profissional, sobrecarga de serviço e baixa remuneração. O Conselho afirma que acompanha o risco à assistência prestada ao paciente do hospital, já que há contrato temporário para enfermeiro em término e sem previsão de realização de novos concursos ou convocação.
O quadro dimensional aponta a necessidade de 124 enfermeiros ao hospital, isso representa a contratação de mais 64 profissionais. Além de contratações de técnicos e auxiliares de enfermagem.
Fiscalização em conjunta
A equipe de fiscalização do Coren-MS verificou escala de serviço de enfermagem, taxa de ocupação de leitos, classificação dos pacientes, número de leitos no Pronto Atendimento Médico (PAM), áreas vermelha, azul e verde, e pediatria. Foi constatado ainda falta de insumos e de até medicamentos.
Trata-se do procedimento administrativo instaurado de acompanhar medidas adotadas pelo Hospital Regional de MS para aumentar o número de enfermeiros e técnicos em enfermagem na instituição, considerando o déficit apontado pelo Coren-MS.
“O Hospital Regional tem hoje um contingente que não consegue atender a demanda. Os profissionais têm feito escolhas de cuidar da higiene ou da medicação”, denuncia o presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Duarte.
Relatório da vistoria será encaminhado para o Ministério Público Estadual e para autoridades de saúde. Toda fiscalização foi acompanhada pelo assessor técnico pericial do MPMS.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.