Ao menos doze pontos de passam por atendimentos de emergência nesta quarta-feira (10) após danos causados pelo temporal que atingiu a Capital na última terça-feira (9). A força-tarefa da (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) está prevista para fazer reparos em vários bairros, principalmente no Nova Lima e na entrada do São Julião.

Além do Nova Lima, recebem os serviços os bairros Vilas Boas, Estrela do Sul, Parque do Sol, Centenário, Coophavilla II, além de avenidas que percorrem vários outros bairros da Capital. Assim, atendimentos estão voltados para retirada de árvores caídas, recolhimento de resíduos e raspagens.

Um dos pontos atingidos foi a Rua Bom Pastor, na região Bandeira. Lá, equipe precisará fazer a retirada de árvores que caíram durante o temporal da última terça. O mesmo serviço ocorrerá na Avenida Heráclito de Figueiredo, perto da região do conjunto Estrela do Sul e também próximo à Avenida Mascarenhas de Moraes.

Outro ponto atingido foi a Rua Lino Vilacha, via que dá acesso ao Hospital São Julião. Por lá, Sisep realiza raspagens e recolhimento de resíduos desde hoje cedo.

chuva em campo grande
Chuva chega a Campo Grande (Foto: Marcos Erminio/Jornal Midiamax)

A Avenida Guaicurus, Rua Dário Ainhai Filho, Rua Lagoa da Prata e Avenida Dr. Nasri Siufi também recebem serviços de raspagens e recolhimento de resíduos.

Confira todos os pontos de atendimento de emergência que a Sisep realiza nesta quarta-feira (10):

  • Rua Bom Pastor, nº 774;
  • Rua Silvério Faustino, nº 1159;
  • Avenida Prefeito Heráclito de Figueiredo, próximo ao conjunto Estrela Sul;
  • Avenida Cônsul Assaf Trad, próximo ao Shopping Bosque dos Ipês;
  • Rua Lino Villacha, que dá acesso ao Hospital São Julião;
  • Rua Francisco Pereira Coutinho, onde houve registro de granizo;
  • Avenida Prefeito Heráclito de Figueiredo, próximo à Avenida Mascarenhas de Moraes;
  • Avenida Prefeito Heráclito de Figueiredo, também na região do conjunto Estrela Sul;
  • Avenida Guaicurus;
  • Rua Dário Ainhaia Filho;
  • Rua Lagoa da Prata;
  • Avenida Dr. Nasri Siufi.

Campo Grande registrou 33 milímetros de chuva

A forte chuva registrada na tarde desta terça-feira (9), em Campo Grande, acumulou 33 milímetros em pouco tempo de precipitação. O maior volume foi na região dos bairros Pioneiros, Universitário e Coopharadio.

De acordo com dados do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de MS), 33 mm foram registrados no medidor da UPA (Unidade Aparecida Gonçalves). Além disso, a região do Santa Luzia acumulou 28 mm, enquanto no Panamá o número registrado foi de 26 mm.

Conforme o meteorologista do órgão, Vinicius Sperling, analisando o radar meteorológico da tempestade, é possível que alguns pontos tenham acumulado 40 mm.

Pontos de alagamento

O volume de chuva foi suficiente para alagar diversas ruas em muitos pontos de Campo Grande. No Aero Rancho, avenida principal, a Rachel de Queiroz, ficou tomada de água e motoristas se arriscaram na correnteza.

No Jardim Campo Novo, leitores do Jornal Midiamax relatam que a água da chuva formou correnteza na Rua Johanesburgo, uma das principais do bairro. A força da água derrubou motos que estavam estacionadas e uma árvore, que ocasionou falta de energia. Na região do Rádio Clube Campo, na Vila Morumbi, moradores também ficaram sem luz.

Até uma chuva de granizo atingiu a região do Nova Lima. Na rua Francisco Pereira Coutinho, há registros de alagamento, que invadiu algumas casas.

Estragos na entrada do São Julião

A Rua Lino Villacha, em frente ao Hospital São Julião, precisou ser interditada devido aos estragos. Moradores da região disseram que os ventos e a chuva foram muito fortes. Na região do Nova Lima houve bastante chuva inclusive com granizo.

Em 2008, foram realizadas obras para evitar danos com a força da água da chuva, porém, ao menos há um ano a situação preocupa na região. Em 2020, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos também iniciaram as obras de controle da erosão dentro da área do Hospital São Julião.

Estragos na entrada do Hospital São Julião
Estragos na entrada do Hospital São Julião (Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

A chuva causou estragos na cerca e na tubulação de água pluvial que deságua no Córrego Brotas, na entrada do hospital.

Equipes de manutenção do hospital foram acionadas para avaliar os estragos e iniciar os reparos. Um trator precisou ser usado para retirar a terra que se acumulou no local. Além disso, equipe da prefeitura se concentra pela manhã desta quarta para iniciar os reparos no local.

Frente fria

Há alerta de chuvas intensas para praticamente todo o Mato Grosso do Sul. Segundo o Inmet, pode ocorrer chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). A probabilidade e ocorrência é maior até às 10h de quarta-feira (10).

Conforme previsto pela meteorologia, a chuva acontece devido a uma frente fria que deve derrubar as temperaturas nos próximos dias.

“Após a passagem da frente fria, teremos queda mais acentuada das temperaturas, com valores que devem variar entre 14 e 16°C, principalmente para a região sul. Já o frio mais significativo, associado a esta frente fria, deverá ocorrer a partir da quinta-feira (11) e será mais perceptível na metade sul do Estado, com valores que devem atingir valores entre 10 e 12°C”, prevê o monitoramento.