Pular para o conteúdo
Cotidiano

De religiosas a voltadas a animais: Mato Grosso do Sul tem mais de 17 mil ONGs

São 17.343 instituições do terceiro setor, o equivalente a 1,49% do total no Brasil
Monique Faria - Publicado em
Compartilhar
Foto: Instagram/@cufacampograndems

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou um estudo com uma análise de 120 anos da presença de ONGs (Organizações Não Governamentais) no Brasil. Em Mato Grosso do Sul, são 17.343 instituições do terceiro setor, o equivalente a 1,49% do total no Brasil.

O estudo chamado “Dinâmicas do Terceiro Setor no Brasil: Trajetórias de criação e fechamento de organizações da sociedade civil de 1901 a 2020” apresenta dados sobre a atuação das organizações sociais, no território brasileiro. Em Mato Grosso do Sul, foi apresentado que o tempo médio de atividade dessas instituições é de 17,3 anos e o tempo máximo, ou seja, a organização com maior tempo de atuação, de 63 anos.

Além disso, a maior parte das OSCs (Organizações da Sociedade Civil) criadas no Brasil, nesse período, foram de associações privadas, seguidas de organizações religiosa, e em menor quantidade as fundações privadas e organizações sociais. Entretanto, as organizações religiosas foram definidas como natureza jurídica apenas em 2003, pela Lei 10.825/2003. Já as organizações sociais, definidas na Lei 9.637/1998, constituem, na verdade, uma titulação conferida a entes privados sem fins lucrativos que atuam em áreas específicas na legislação.

Por exemplo, a Cufa (Central Única das Favelas) é uma ONG nacional, criada no Rio de Janeiro, no ano de 1999. Aqui em Mato Grosso do Sul, foi fundada em 2017, fazendo um movimento de lazer e cultura. Na pandemia, a organização começou a atuar em causas sociais nas favelas. Atualmente, a maior missão da Cufa é propiciar moradia digna, e pelo menos duas refeições diárias para as famílias assistidas pelo projeto.

De acordo com a coordenadora da Cufa, Leticia Polidoro, os maiores apoiadores da ONG são os amigos e conhecidos dos membros da Cufa, pessoas que acreditam no trabalho e missão do projeto. “A única instituição que ajuda a gente é a Defensoria Pública, que oferece apoio jurídico para trabalhar na comunidade a questão dos direitos das crianças e mulheres”, explica.

ONGs do MS voltadas para os animais

A ONG AmiCat’s surgiu em 2017, no município Campo Grande, quando a coordenadora, Ana Cristina, percebeu que havia muitas ONGs voltadas para cachorros na cidade, mas poucas para os gatos. A organização trabalha tanto na parte da educação, resgate, reabilitação e integração com as famílias adotivas. “Nossos apoios são algumas parcerias que a gente tem, com tabelas de desconto e incentivos”, conta a coordenadora.

Foto: Facebook/ONG AmiCat’s

Outra ONG que atua em favor dos animais, na Capital, é o Abrigo dos Bichos. A organização foi fundada em 2001 com a missão de preservar a saúde pública, respeitando a vida animal. O Abrigo dos Bichos realiza o resgate e encaminhamento dos animais para clínicas veterinárias. Após reabilitação em clínica, os animais são levados para lares temporários, onde ficam até serem efetivamente adotados.

Além disso, a ONG foca na conscientização do poder público para criação de políticas que ampare os animais, pois acredita que o abandono de animais nas ruas e maus-tratos cometidos pelos próprios tutores se devem à falta de fiscalização e punição das leis protetivas já existentes.

De acordo com a coordenadora, Maria Lucia, a maior dificuldade da entidade é a falta de apoio do poder público. Os gastos com ração, castração, vacinas e atendimento veterinário também são elevados, o que torna tudo mais difícil.

Qual a função de uma ONG?

ONG (Organização Não Governamental) é uma instituição privada sem fins lucrativos, que promove atividades de voluntariado em áreas onde não chega o poder público. Suas funções abrangem setores como as políticas públicas, defesa do meio ambiente, saúde, educação, etc.

As ONGs geralmente recebem apoio financeiro dos associados, pessoas físicas que se compadecem com a causa e decidem ajudar. Muitas vezes, recebem doações de empresas privadas e, em alguns casos, verbas da iniciativa pública.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre 'cratera' na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra 'fotógrafo de ricos' em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

'CPI do Consórcio Guaicurus' chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados