Mesmo com a possibilidade de ter o cancelado a partir desta quinta-feira (28), famílias campo-grandenses têm buscado pouco as unidades de saúde para fazer a atualização cadastral do benefício.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), cerca de 70 mil pessoas ainda não realizaram a atualização em Campo Grande, que termina nesta quinta-feira (28), e podem perder os benefícios.

Elisabete Rodrigues, é gerente da UBS (Unidade Básica de Saúde) e afirma que a dificuldade na atualização ocorre no segundo semestre por confusão da população.

“Como a vigência [do Bolsa Família] ocorre em dois períodos, muitos daqueles que comparecem no primeiro semestre [para atualizar o cadastro], acham que não é preciso ir no segundo”, explicou.

Elisabete Rodrigues, gerente da UBS (Unidade Básica de Saúde) Moreninhas. (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Por lá, o movimento ainda é intenso se comparado com a USF (Unidade de Saúde da Família) Macaubas. A gerente da unidade, Ketley Soyane de Andrade Silva, mostra preocupação em relação ao número de famílias que procuram o local.

As poucas pessoas que transitam pelo local servem como cartão postal que estampa a preocupação das coordenadoras das unidades da saúde. Vale lembrar que o prazo para atualização chegou a ser prorrogado duas vezes para que todos pudessem realizar o acompanhamento.

“A procura está baixa, principalmente em relação aos anos anteriores. Mesmas com as diversas ações que vem sendo realizadas, a gente sentiu essa queda”, comentou Ketley.

Como funciona a atualização?

Durante o atendimento, são verificados o calendário vacinal (necessário apresentar a carteira de vacinação) e o estado nutricional (peso e altura) de crianças com até sete anos.

Além disso, é realizada a consulta de pré-natal para gestantes de qualquer idade, enquanto mulheres entre 14 e 44 anos também passam por acompanhamento.

Atualização termina nesta quinta. (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Onde ser atendido para manter o Bolsa Família

As unidades de saúde atuam como ponto de referência para a atualização cadastral e o acompanhamento da saúde dos beneficiários do Bolsa Família.

Atualmente, conta com 74 unidades básicas e de saúde da família espalhadas pelas sete regiões urbanas e de saúde da família.

Por fim, para localizar a unidade de saúde mais próxima, basta clicar aqui.