Em 17 de novembro, o (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) realiza as Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua, onde serão eleitos o novo presidente e demais diretores que irão coordenar a entidade pelos próximos anos.

Mato Grosso do Sul tem quatro candidatos na disputa pela presidência do órgão. Vânia Abreu de Mello, Engenheira Agrimensora, José Antônio Canuto, Engenheiro Eletricista, Ângelo César Ajala Ximenes, Engenheiro Agrônomo e Marcelo de Castro Abdalla, Engenheiro Eletricista.

Vânia Abreu de Mello

Eleição Crea-ms
Vânia Abreu de Mello (Divulgação)

Engenheira Agrimensora, a candidata mora em Campo Grande há 39 anos e possui uma vasta trajetória profissional. Graduada pela CESUP, com Especialização em Geociências e Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pela Uniderp, ela atua como Gestora de Desenvolvimento Rural na AGRAER/SEMAGRO desde 1992.

José Antônio Canuto dos Santos

Eleição Crea-ms
José Antônio Canuto (Divulgação)

Engenheiro Eletricista, o candidato é mato-grossense, mas residente em Campo
Grande. Possui 41 anos de atuação profissional na área, graduado em Tecnologia da Construção Civil, Eletrotécnica e Engenharia Elétrica- CESUP -UNIDERP, pós-graduado em
Engenharia de Segurança do Trabalho-UNAES.

Ângelo César Ajala Ximenes

Eleição Crea-ms
Ângelo César Ajala Ximenes (Divulgação)

Ângelo nasceu em , mas veio para Dourados com pouco mais de um ano. Se formou em engenharia em 1987. Ao longo de sua carreira deu aula em universidades, escolas, passou por várias empresas, foi presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos de Dourados, do Grupo Plantio na Palha e, atualmente, é vice-presidente do Sindicato Rural de Dourados. O candidato também foi diretor do CREA-MS

Marcelo de Castro Abdalla

Marcelo de Castro Abdalla
Marcelo de Castro Abdalla (Divulgação)

Engenheiro Eletricista, natural de -MS. Iniciou sua carreira acadêmica em 1986, aos 15 anos, aos 21 anos foi graduado no curso de Engenharia Elétrica na UFMS e aos 22 já ingressou no mercado privado. Foi conselheiro titular e suplente pela AEACG (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campo Grande). Além disso, atuou na administração da Associação dos Engenheiros e Arquitetos entre 2016 e 2020, assumindo novamente a gestão em 2021/22 e sendo reeleito para o mandato de 23/24.

Além do cargo de presidente, a eleição irá definir os seguintes cargos:

  • Presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas);
  • Conselheiro Federal e seu suplente representantes das Modalidades e dos Grupos/Categorias, nos seguintes estados:
  • Espírito Santo; Goiás; Pernambuco, Rio Grande do Norte e
  • Conselheiro Federal representante de Instituições de Ensino Superior pertencente ao Grupo Engenharia;
  • Diretores Gerais e Diretores Administrativos das Caixas de Assistência dos profissionais dos Creas (Mútuas Regionais);

Para votar, o profissional registrado no Crea precisa estar em dia com as obrigações perante o Sistema Confea/Crea até 30 dias antes da data da eleição.

A eleição será realizada pela internet no site www.votaconfea.com.br. O profissional apto a votar deve autenticar a identidade por meio do e senha enviada por e-mail e/ou mensagem de celular, por isso, é imprescindível que os dados cadastrais estejam atualizados.

Saiba Mais