Pular para o conteúdo
Cotidiano

Carnaval é feriado? Advertência por álcool? Entenda os direitos do trabalhador em MS

Para alegria dos foliões ou indiferença de quem não pula Carnaval, as festas continuam em Campo Grande. Na Capital, a programação é extensa em vários locais com festas matinês, blocos e shows. Mas, afinal, Carnaval é feriado? O trabalhador terá que cumprir expediente? A legislação trabalhista explica que os foliões terão que ter cautela. Carnaval … Continued
Karina Campos -
Bloquinho de rua
Bloquinho na Esplanada Ferroviária (Foto: Cordão Valu)

Para alegria dos foliões ou indiferença de quem não pula Carnaval, as festas continuam em . Na Capital, a programação é extensa em vários locais com festas matinês, blocos e shows. Mas, afinal, Carnaval é feriado? O trabalhador terá que cumprir expediente? A legislação trabalhista explica que os foliões terão que ter cautela.

Carnaval não é considerado feriado nacional, portanto, não está no calendário para dispensa. A advogada trabalhista Larissa Cantero Pereira ressalta que se a empresa decidir dispensar os funcionários na data comemorativa, pode exigir a reposição de horas.

Com exceção dos municípios ou estados em que haja legislação específica decretando o feriado, ocasião em que a dispensa se torna obrigatória e não mais facultativa do empregador.

Os acordos entre patrão e funcionário para dispensa podem acontecer de forma individual ou na norma coletiva, com os sindicatos ou convenções, por exemplo.

Não havendo previsão, o empregador poderá acordar com o trabalhador, a compensação das horas não laboradas em outros dias, exceto aos domingos, respeitando o limite máximo de duas horas extras diárias.

Geralmente e dependendo da categoria, as convenções são coletivas, como no caso da Febraran (Federação Brasileira de Bancos), que definiu o recesso considerando a resolução do Conselho Monetário Nacional.

O que acontece se o funcionário faltar?

“Em caso de falta do trabalhador, o empregador poderá realizar descontos em seu salário, inclusive atingindo o descanso semanal remunerado e sendo ainda a falta injustificada, poderá sofrer advertência, suspensão de dois dias e até mesmo demissão. Como já exposto, nos estados e municípios onde o Carnaval não é considerado feriado, o expediente ocorrerá normalmente como qualquer outro dia de trabalho, sem direito a ou pagamento de horas extras”, explica.

Moderação

Para a Justiça, se o trabalhador comparecer sob efeito de álcool ou entorpecentes, o empregador pode determinar uma advertência, caso aconteça mais vezes, o empregado será encaminhado para um tratamento. A embriaguez habitual no trabalho pode causar justa causa se não estiver em tratamento contra o alcoolismo ou diagnóstico como alcoólatra.

Comércio abrirá normalmente

Entre os dias 20 e 22 de fevereiro, quando se comemora o Carnaval, empresas de comércio e serviços podem abrir normalmente, como informou a Fecomércio-MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e o Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande. A única exceção é nos municípios em que o Carnaval é um feriado local, determinado por lei.

A comemoração retorna após dois anos na ‘seca’ de festas carnavalescas. As entidades estão otimistas com a folia, já a data movimenta economicamente diversos setores. A Câmara de Dirigente Lojista de Campo Grande espera que a data movimente em torno de R$ 80 milhões, só na Capital.

“O Carnaval faz com que todo o ecossistema do entretenimento, turismo, possa ser movimentado. Vai desde aquelas pessoas que querem aproveitar o Carnaval com a folia àquele que pretende descansar”, diz o presidente da CDL CG, Adelaido Vila.

Ponto facultativo em órgãos públicos

A Prefeitura de Campo Grande decretou ponto facultativo para o Carnaval de 2023 em 20, 21 e 22 de fevereiro. O decreto será válido para repartições públicas municipais. Conforme a publicação, o ponto facultativo vai até às 13h em 22 de fevereiro — Quarta-feira de Cinzas.

No Governo do Estado, publicação anual também estabelece os dias 20 e 21 de fevereiro como ponto facultativo. No dia 22 de fevereiro, o ponto facultativo vai até às 13h.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Decisão do TCU sobre controle de bebidas é suspensa pelo STF

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

Duas carretas são apreendidas com mais de 600 pneus contrabandeados

Cristo Redentor abraça cachorro em ação pelo Dia dos Animais de Rua

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

Temporal causa alagamento e fecha rodovias no Rio de Janeiro

Últimas Notícias

Brasil

Nunes Marques pede vista e suspende julgamento de Palocci no STF

O julgamento virtual começou na semana passada e não tem data para ser retomado

Mundo

Peña diz que espionagem do Brasil ‘reabre velhas feridas’ da Guerra do Paraguai

Remontou à guerra do Paraguai (1864-1870)

Cotidiano

Familiares procuram por Vanessa Rebeca que desapareceu em Três Lagoas

Familiares procuram por Vanessa Rebeca de 12 anos que desapareceu no Bairro Vila Piloto em Três Lagoas, cidade a 325 quilômetros de Campo Grande, nesta sexta-feira (04). A mesma possuí autismo e faz uso de remédios controlados. Caso alguém tenha visto a Vanessa, favor entrar em contato com a mãe, Kenia, pelo 67 99184-4244 ou … Continued

Polícia

Motorista foge e abandona carro com 976 Kg de maconha na BR-376

Iniciou-se uma perseguição até que o condutor abandonou