Pular para o conteúdo
Brasil

Quem é o ex-comandante da Aeronáutica que será ouvido pelo STF sobre tentativa de golpe

Segundo o ex-comandante, Bolsonaro apresentou documentos para impor estado de exceção no país
Agência Estado -
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) ouve nesta quarta-feira, 21, Carlos Almeida Baptista Júnior, que comandou a Aeronáutica durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

O tenente brigadeiro é uma das testemunhas de acusação no processo em que Bolsonaro é acusado de tentativa de de Estado. Até o momento, o STF tornou rés 31 pessoas, incluindo o ex-presidente. Baptista Júnior chefiou a Força Aérea Brasileira de abril de 2021 a dezembro de 2023. Ele assumiu o posto em meio a uma crise institucional nos comandos militares.

Durante as investigações, o tenente brigadeiro confirmou à Polícia Federal (PF) que o então presidente apresentou aos comandantes militares o esboço de um decreto para impor um estado de exceção no País.

Baptista Júnior tem 64 anos e é filho de Carlos de Almeida Baptista, tenente brigadeiro que comandou a Aeronáutica entre 1999 e 2003. O oficial da reserva ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em 1975, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epscar). Até assumir o comando da Força, acumulou quatro mil horas de voo, com especialidade em ações de reconhecimento e caça.

Baptista Júnior assumiu o comando da Aeronáutica em abril de 2021, após uma crise deflagrada pela demissão do então ministro da Defesa Fernando Azevedo. A saída do ministro provocou uma debandada no comando das três Forças. Foi a única vez desde a redemocratização que os três comandantes militares deixaram seus postos ao mesmo tempo, sem que houvesse uma mudança de gestão no .

À Polícia Federal, Baptista Júnior disse ter alertado Bolsonaro sobre a inexistência de indícios de fraude nas eleições de 2022. O ex-comandante afirmou ter sido apresentado a um esboço com fundamentos jurídicos para uma ruptura institucional, documento apreendido pela PF que ficou conhecido como “minuta do golpe”.

O decreto, segundo Baptista Júnior, foi apresentado tanto por Jair Bolsonaro quanto pelo então ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira. Ainda de acordo com o depoimento do tenente brigadeiro, em um desse encontros, Freire Gomes disse a Bolsonaro que, se os instrumentos jurídicos citados fossem utilizados contra a ordem democrática, ele precisaria prendê-lo.

No depoimento nesta segunda-feira, 19, ao STF, Freire Gomes negou que ameaçado Bolsonaro de prisão, caso tentasse um golpe.

O STF finalizou nesta terça-feira, 20, o julgamento sobre o recebimento das denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR). Dos 34 denunciados pela PGR, 31 se tornaram réus.

O julgamento do caso está na fase do arrolamento de testemunhas de acusação e defesa. Serão ouvidas 81 pessoas, entre as quais os governadores de , Tarcísio de Freitas (Republicanos), do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e senadores, deputados, militares e ex-integrantes de alto escalão do governo Bolsonaro.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Jovem está assustada e aguarda resgate há mais de dez horas

Brasileira cai em trilha e aguarda horas por resgate na Indonésia

Homem é esfaqueado durante confusão em bar na Avenida das Bandeiras

tempo

Sábado será marcado por tempo firme em todo o Mato Grosso do Sul

Idoso desaparece em Dourados após sair para comprar refrigerante

Notícias mais lidas agora

Secretários chegam em Campo Grande uma semana após escalada de confronto em Israel

Juiz dá ‘puxão de orelha’ e manda MPMS apresentar provas da corrupção em Água Clara em dez dias

VÍDEO: luzes no céu intrigam moradores de Campo Grande

1872 – José Antônio Pereira descobre Campo Grande

Últimas Notícias

Transparência

Prefeitura de Jardim homologa licitação de R$ 2,59 milhões para alimentação escolar

Seis empresas, três delas de Campo Grande, foram selecionadas para o fornecimento de itens da alimentação escolar para a Rede Municipal de Ensino de Jardim

Cotidiano

Confira a escala médica deste sábado nos postos de saúde da Capital

Algumas unidades não têm atendimento infantil hoje

Polícia

Brasileiro procurado por roubo qualificado em MS é preso no Paraguai

Criminoso é acusado de envolvimento em assalto a uma loja de celulares ocorrido em 11 de julho de 2023 na cidade de Bela Vista

Cotidiano

Mercadão Municipal recebe plantão de vacinação contra a gripe neste sábado

Para se imunizar, é necessário estar munido com documento de identificação com foto