A prefeitura de Campo Grande publicou no Diogrande desta terça-feira (6) a autorização para a criação do Corredor Gastronômico, Turístico e Cultural do Bairro Santa Luzia, na Rua Santo Anastácio, entre as Ruas Santa Gertrudes e Santa Mônica.

Assim, a prefeitura alega que vai incentivar a promoção e o ordenamento do local, mediante apoio dos órgãos envolvidos, com o objetivo de preservar:

  • O livre trânsito de veículos e transeuntes;
  • A segurança local;
  • A harmonia estética;
  • A sinalização indicativa dos estabelecimentos participantes;
  • A repressão ao comércio ambulante irregular;
  • Apresentações musicais, poéticas e artísticas;
  • Festivais e encontros gastronômicos e culturais.

A prefeitura ainda alega que vai regulamentar a lei em todos os aspectos necessários para sua aplicação. Lei nº 7.065, de 5 de junho de 2023, entra em vigor na data de sua publicação e documento foi assinado por Adriane Lopes, prefeita de Campo Grande.

Corredores gastronômicos em Campo Grande

Campo Grande tem oito corredores gastronômicos reconhecidos por lei, mas apenas dois foram efetivados. O mais antigo e o mais tradicional é o da Rua Bom Pastor, nas Vilas Boas.

O segundo é o da Rua José Antônio, no Centro. Foram criados ainda corredores nos bairros ParatiNova LimaMoreninhasComunidade Tia EvaItamaracá e Mata do Jacinto. Por outro lado, a prefeitura vetou a implantação no bairro Tiradentes.

Está em andamento um projeto referente ao corredor da Rua Olímpio Klafke, no bairro Mata do Jacinto. Serão implantados 13 quiosques.

A Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio) montou em fevereiro de 2022 um grupo técnico com o objetivo de regulamentar a implantação dos corredores. Esse grupo também é o responsável por identificar potenciais corredores na cidade.