Conforme intenso debate iniciado em abril, especialistas, autoridades e colaboradores se reúnem nesta quinta-feira (19), em , para analisar a situação do trabalhador municipal. A audiência pública foi proposta pelo vereador Elias Ishy e acontece a partir das 18h, na Municipal.

Esse novo debate pretende aprofundar os desafios das categorias da saúde, educação, segurança pública, entre outras. Um dos encaminhamentos já acordado entre os interlocutores é criação e efetivação do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

“É necessário identificar e listar os perigos que existem nas atividades dos funcionários, com um plano essencial e participativo, envolvendo os profissionais, para nortear as ações de caráter preventivo, evitar afastamentos e gastos extras dos cofres públicos”, finaliza Ishy.

Enfermagem durante a pandemia

Entre os painéis já programados para a audiência está a apresentação de dados a respeito da Saúde Física e Mental dos Trabalhadores da Saúde da Atenção Básica do município de Dourados.

O estudo foi feito pelo professor doutor Eduardo Espíndola Fontoura Junior, do curso de da (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e contou com o apoio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS).

Segundo Fontoura, a pesquisa oferece subsídios para compreensão do ambiente de trabalho dos profissionais da área de enfermagem no contexto da pandemia da Covid-19.