A área queimada no em 2022 foi 85% menor em relação ao ano anterior, aponta levantamento do Monitor do Fogo, pertencente ao MapBiomas. Em dezembro do ano passado, foram queimados 17.984 hectares no Pantanal. Junto com a , o bioma apresentou a menor área queimada nos últimos quatro anos.

Porém, uma queimada próxima ao Parque Nacional Ilha Grande, na divisa entre os estados do e Mato Grosso do Sul, contribuiu para aumentar em janeiro deste ano a área queimada da Mata Atlântica em três vezes em comparação com o mesmo mês em anos anteriores. 

O Cerrado, terceiro bioma que corta Mato Grosso do Sul, teve um desempenho diferente no ano passado. Quase metade da área, 7,4 milhões de hectares (45% do total) foram consumidos pelas chamas no período, o que representa alta de 18% na comparação com 2021. 

Mato Grosso, Tocantins e Maranhão foram os estados do Cerrado que lideraram a extensão das queimadas. 

De acordo com o MapBiomas, o Cerrado foi mais afetado pelo fogo do que a Amazônia, tendo em vista que a área total do Cerrado equivale à metade da extensão da Amazônia brasileira.

A nível nacional, ao longo de 2022 foram queimados 16,3 milhões de hectares, o equivalente ao tamanho do Acre e que representa 14% em relação a 2021.

Segundo o levantamento do Monitor do Fogo, a área de florestas queimadas no ano passado quase dobrou, com crescimento de 96% e alcançando 2,8 milhões de hectares. Desse total, 85% ocorreram na Amazônia.