Aquidauana descarta emergência, mas vai pedir ajuda ao Governo para recuperar estragos do temporal
Ventania durante temporal destelhou casas e derrubou mais de 40 árvores no município
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A prefeitura de Aquidauana vai pedir ajuda ao Governo do Estado e Defesa Civil para recuperar os estragos causados pelo temporal na quinta-feira (9), que derrubou árvores, destelhou casas e deixou 4,8 mil pessoas sem energia elétrica.
O prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) adiantou ao Jornal Midiamax que ainda não pretende decretar estado de emergência, mas que o Executivo Municipal está levantando todos os danos e prejuízos causados às residências para saber o quanto será necessário para os reparos.
Um relatório será enviado ao Governo do Estado e Defesa Civil Estadual para solicitar os recursos. “Nossas equipes estão desde ontem nas ruas, com homens e máquinas cortando árvores, retirando galhos sobre casas e muros, que trancaram ruas e, até, destruíram nosso viveiro. Atendemos as famílias imediatamente com lonas, alimentos e apoio das assistentes sociais”, disse o prefeito.
Estragos
Em dois Centros Municipais de Educação Infantil também houve danos em muros e telhados, devido a queda de galhos e árvores. A Secretaria Municipal de Educação também está dando apoio às equipes das unidades escolares.
Conforme relatório de atendimento das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas, até a manhã desta sexta-feira (10), foram atendidas 15 residências que tiveram seus telhados todo ou parcialmente arrancados, além de estragos em muros, portões e móveis que molharam.
As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Rurais e dos Artefatos da prefeitura, trabalham desde ontem à noite retirando galhos e árvores. Foram contabilizadas mais de 40 árvores de médio e grande porte para serem retiradas, segundo a prefeitura.
Parque fechado
No Parque da Lagoa Comprida, árvores quebraram e outras foram arrancadas pela raiz, inclusive, uma de grande porte caiu sobre o Viveiro Municipal e destruindo-o completamente. As mudas estão sendo doadas para a população, já que o local deverá ser reconstruído do zero.
Por conta das árvores e galhos caídos na Lagoa Comprida, a Prefeitura fechou o parque nesta sexta para limpeza do local.
4,8 mil sem energia
Conforme dados divulgados pela Energisa, Aquidauana contabilizou 1.805 relâmpagos, o que ocasionou queda de energia na cidade, afetando 4,8 mil pessoas. Até esta manhã, alguns bairros ainda estavam sem energia.
Os bairros aquidauanenses afetados pela falta de energia foram: Bairro Alto, Cidade Nova, Vila Eliane, Vila Fragelli, Bairro da Exposição, Vila Pinheiro, São Pedro, Previsul e Santa Terezinha.
Segundo informou o Supervisor Regional de Atendimento, Marcos Luglio, foram identificados 52 transformadores abertos. Além disso, 14 equipes estão em Aquidauana, contando com o apoio de mais sete equipes de Campo Grande e mais duas de Jardim que vieram dar suporte.
Notícias mais lidas agora
- Com três alertas de chuva intensa, cidades de MS podem registrar ventos de até 100km/h
- Durante perseguição e tentativa de abordagem, motociclista atropela guarda no Jardim das Macaúbas
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
Últimas Notícias
Fortaleza faz 3 a 0 no Inter e termina como melhor mandante do Brasileirão
Equipe cearense terminou o campeonato sem perder nenhuma partida jogando em casa
Vegetti brilha e Vasco termina Brasileirão com vitória sobre o Cuiabá
Cariocas terminam o Campeonato Brasileiro na 10ª colocação e garantem vaga para a Sul-americana
Trump pede cessar-fogo imediato na Ucrânia e não descarta retirar EUA da Otan
Donald Trump pressionou neste domingo (8) o líder russo Vladimir Putin a agir para alcançar um cessar-fogo imediato com a Ucrânia, descrevendo-o como parte de seus esforços ativos como presidente eleito para acabar com a guerra
Homem é detido pela GCM por descarte irregular de resíduos na Vila Fernanda
Jovem confessou ser usuário de drogas e que teria sido contratado pelo responsável por uma obra para realizar o descarte
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.