Aquidauana descarta emergência, mas vai pedir ajuda ao Governo para recuperar estragos do temporal
Ventania durante temporal destelhou casas e derrubou mais de 40 árvores no município
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A prefeitura de Aquidauana vai pedir ajuda ao Governo do Estado e Defesa Civil para recuperar os estragos causados pelo temporal na quinta-feira (9), que derrubou árvores, destelhou casas e deixou 4,8 mil pessoas sem energia elétrica.
O prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) adiantou ao Jornal Midiamax que ainda não pretende decretar estado de emergência, mas que o Executivo Municipal está levantando todos os danos e prejuízos causados às residências para saber o quanto será necessário para os reparos.
Um relatório será enviado ao Governo do Estado e Defesa Civil Estadual para solicitar os recursos. “Nossas equipes estão desde ontem nas ruas, com homens e máquinas cortando árvores, retirando galhos sobre casas e muros, que trancaram ruas e, até, destruíram nosso viveiro. Atendemos as famílias imediatamente com lonas, alimentos e apoio das assistentes sociais”, disse o prefeito.
Estragos
Em dois Centros Municipais de Educação Infantil também houve danos em muros e telhados, devido a queda de galhos e árvores. A Secretaria Municipal de Educação também está dando apoio às equipes das unidades escolares.
Conforme relatório de atendimento das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas, até a manhã desta sexta-feira (10), foram atendidas 15 residências que tiveram seus telhados todo ou parcialmente arrancados, além de estragos em muros, portões e móveis que molharam.
As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Rurais e dos Artefatos da prefeitura, trabalham desde ontem à noite retirando galhos e árvores. Foram contabilizadas mais de 40 árvores de médio e grande porte para serem retiradas, segundo a prefeitura.
Parque fechado
No Parque da Lagoa Comprida, árvores quebraram e outras foram arrancadas pela raiz, inclusive, uma de grande porte caiu sobre o Viveiro Municipal e destruindo-o completamente. As mudas estão sendo doadas para a população, já que o local deverá ser reconstruído do zero.
Por conta das árvores e galhos caídos na Lagoa Comprida, a Prefeitura fechou o parque nesta sexta para limpeza do local.
4,8 mil sem energia
Conforme dados divulgados pela Energisa, Aquidauana contabilizou 1.805 relâmpagos, o que ocasionou queda de energia na cidade, afetando 4,8 mil pessoas. Até esta manhã, alguns bairros ainda estavam sem energia.
Os bairros aquidauanenses afetados pela falta de energia foram: Bairro Alto, Cidade Nova, Vila Eliane, Vila Fragelli, Bairro da Exposição, Vila Pinheiro, São Pedro, Previsul e Santa Terezinha.
Segundo informou o Supervisor Regional de Atendimento, Marcos Luglio, foram identificados 52 transformadores abertos. Além disso, 14 equipes estão em Aquidauana, contando com o apoio de mais sete equipes de Campo Grande e mais duas de Jardim que vieram dar suporte.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Imprensa internacional repercute prisão de Braga Netto e destaca proximidade com Bolsonaro
O Washington Post escreveu que Braga Netto foi formalmente acusado em novembro
Homem é agredido com mata-leão após pedir para vizinhos abaixarem o som no São Conrado
Vizinhos relataram que a vítima teria partido para cima de um deles antes de ser agredido
Trabalhadores podem ter sete feriados prolongados em 2025; confira o calendário
Em Mato Grosso do Sul, seis feriado caem entre quinta e sexta-feira, o que possibilita feriados prolongados em 2025
Prefeitura de Campo Grande abre crédito suplementar de R$ 128,9 milhões para saúde e outras pastas
Mais do que a metade das suplementações foram destinadas para o FMS (Fundo Municipal de Saúde)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.