Pular para o conteúdo
Cotidiano

Apoena não vem mais: filhote de onça tem lesão e não pode mais ser solto no Pantanal de MS

Apoena nasceu destinado a ser solto na região do Pantanal de Miranda, mas doença degenerativa mudou os planos
Fábio Oruê -
apoena
Apoena aos 24 dias de nascido e atualmente (Fotos: Divulgação, NEX)

Apoena já estava prestes a vir para o de e continuar o legado de sua mãe Amanací – resgatada com as patas queimadas nos incêndios de 2020 -, mas um diagnóstico mudou todo o seu destino.

Apoena, em tupi-guarani, significa “aquele que enxerga longe”, mas os cuidadores do grande bebê onça começaram a notar comportamentos que indicavam possível problemas de visão. Exames realizados no Apoena revelaram que a onça-pintada tem lesões nas retinas dos dois olhos.

O Instituto Nex No Extinction, responsável por Apoena, divulgou que o quadro é irreversível e degenerativo. O DNA dele foi enviado para os para tentar entender como surgiu o problema.

apoena
Amanaci e Apoena (Fotos: (Foto: Reprodução/TV Anhanguera e Conexão Planeta)

Enquanto isso, o local de preservação de onças luta para que Apoena não fique completamente cego. De acordo com a oftalmologista veterinária, Ana Carolina Rodarte, a equipe suspeita de uma doença genética.

“A princípio, baseados nos achados encontrados até agora, estamos suspeitando de uma doença genética. Daí vamos nos focar para tentar confirmar. Pretendemos examinar os genes responsáveis por essa alteração e ver se o Apoena é portador desse gene mutante. Se for, confirmaremos o seu diagnóstico”, explica.

Como a onça-pintada tem hábitos noturnos, Apoena teria dificuldade em caçar e conseguir alimentos, comprometendo a sua vida na natureza – inclusive representando perigo de morte, já que poderia não conseguir se alimentar.

Pantanal perdeu toda a ‘braveza’ de Apoena

Apoena não vem mais, mas, segundo o Nex, o plano de reintrodução de um novo exemplar da espécie no Pantanal segue vivo. Os esforços por agora são para que a oncinha não fique cega.

Entretanto, o Pantanal perdeu toda a ‘braveza’ de Apoena, que desde que nasceu já demonstrava toda a natureza de uma onça-pintada: “Eu tenho só 24 dias de vida e já sou muito bravo”, publicou o instituto, quando a ferinha ainda não tinha nem 1 mês de vida.

De lá para cá, o ainda filhote cresceu e já estava quase do tamanho da mãe. Eles já estavam em um recinto cercado no meio da mata, com lago, gruta e sem contato com humanos, para que Apoena aprendesse a vivar na natureza.

O próprio passo seria a soltura no Pantanal. Conforme publicado pelo Jornal Midiamax o local já tinha sido escolhido: Refúgio Ecológico Caiman, na região de Miranda. Lá, ele seria acompanhado pelas equipes do Onçafari e ICMBioCenap (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros).

apoena
Amanací e Apoena, aos 7 meses (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Filhote de lendas da fauna pantaneira

O Apoena já nasceu com uma importante missão, substituir a mãe, Amanací, na natureza. Ela e o macho ‘Ousado’ foram resgatados do Pantanal em 2020, com as patas gravemente queimadas. A dupla recebeu tratamento no Instituto NEX.

Enquanto Amanací acabou condenada a viver em cativeiro, pois perdeu as garras, Ousado passou por tratamento, reabilitação e pôde voltar para o Pantanal. De lá para cá, Amanací começou a “namorar” com o macho Guarani.

O instituto cuidadosamente planejou esse encontro, como uma forma de compensar a falta da Amanací no Pantanal, para que um dia, um filhote dos dois pudesse ocupar o lugar que um dia foi de sua mãe. Guarani

Conforme o instituto, com o diagnóstico de Apoena, houve apenas uma mudança de planos. “O que podemos dizer para vocês é que o sonho nunca acaba. Vamos continuar fazendo tudo o estiver ao nosso alcance para que as onças continuem existindo na natureza”, publicou.

apoena
Filhote Apoena (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados