Apesar de tema inesperado, candidatos se dizem confiantes com a redação do Enem em Campo Grande
Candidatos comentaram sobre tema ao deixarem um dos locais de prova
Karina Campos, Aline Machado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A medida que os candidatos deixavam a sala, pairava sobre a maioria uma sensação de alívio ao conseguir fazer a primeira etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), neste domingo (5). Em um dos locais da aplicação da prova, na Uniderp, em Campo Grande, candidatos comentam que o tema da redação foi inesperado, mas garantem confiança ao dissertar sobre a “invisibilidade do cuidado realizado por mulheres no Brasil”.
Ana Leticia de Melo, 16 anos, está no último ano do ensino médio e diz que o tema tinha certo grau de dificuldade. Ela apostava em outros assuntos na redação, como a notoriedade da inteligência artificial ou agronegócio. “Fiquei nervosa, fui ao banheiro, respirei fundo e fiz a prova tranquilo. Quero ingressar arquitetura. Achei a prova interessante”, diz.
Além da redação, os candidatos foram avaliados em questões de questões em linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e língua estrangeira.
Já Eduardo Barros Baiz, de 15 anos, prestou o exame na modalidade de treineiro. O estudante do 1° ano do ensino médio queria conhecer a avaliação antes da fase “para valer” na busca de vagas em universidades. “Não estava tão preocupado com a pontuação, fiz para ter uma ideia de como era”.
Paulo Gabriel da Silva, 18, também foi pego de surpresa com a temática, diz que não estava preparado, mas, no fim, gostou. “Era algo que não imaginava, [acho que] me sai bem na redação e nas demais questões. Estudei e estava preparado”, avalia.
Luara Godoy, 23, trancou o curso de biomedicina, onde tinha bolsa de 70%. Com a pontuação nesta edição do Enem espera retomar os estudos. “Achei a prova fácil, achei que seria mais difícil”.
Confiante, Hudson Douglas da Cruz Silva, 28 anos, é técnico de enfermagem, mas que somar na carreira com novas formações, em direito ou enfermagem. “Vai depender da pontuação. Eu achei a prova razoável. Vim na fé e coragem, não estudei porque trabalho e não tive tempo. Até pensei em fazer um cursinho”, finaliza.
Tema deste ano
“Desafios no enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres no Brasil”, foi o tema escolhido para a redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023. A informação foi divulgada neste domingo (5), pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Neste primeiro dia de provas, mais de 3,9 milhões de candidatos realizam a redação e respondem às questões de linguagens e códigos e de ciências humanas. Em Mato Grosso do Sul, 47,4 mil estudantes encaram as provas do Enem e dão o primeiro grande passo para ingressar no Ensino Superior.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.