Apesar de tema inesperado, candidatos se dizem confiantes com a redação do Enem em Campo Grande

Candidatos comentaram sobre tema ao deixarem um dos locais de prova

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
enem
Candidatos deixam local de prova (Henrique Arakaki, Midiamax)

A medida que os candidatos deixavam a sala, pairava sobre a maioria uma sensação de alívio ao conseguir fazer a primeira etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), neste domingo (5). Em um dos locais da aplicação da prova, na Uniderp, em Campo Grande, candidatos comentam que o tema da redação foi inesperado, mas garantem confiança ao dissertar sobre a “invisibilidade do cuidado realizado por mulheres no Brasil”.

Ana Leticia de Melo, 16 anos, está no último ano do ensino médio e diz que o tema tinha certo grau de dificuldade. Ela apostava em outros assuntos na redação, como a notoriedade da inteligência artificial ou agronegócio. “Fiquei nervosa, fui ao banheiro, respirei fundo e fiz a prova tranquilo. Quero ingressar arquitetura. Achei a prova interessante”, diz.

Ana Letícia ficou ansiosa com a prova (Henrique Arakaki, Midiamax)

Além da redação, os candidatos foram avaliados em questões de questões em linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e língua estrangeira.

Já Eduardo Barros Baiz, de 15 anos, prestou o exame na modalidade de treineiro. O estudante do 1° ano do ensino médio queria conhecer a avaliação antes da fase “para valer” na busca de vagas em universidades. “Não estava tão preocupado com a pontuação, fiz para ter uma ideia de como era”.

Paulo Gabriel da Silva, 18, também foi pego de surpresa com a temática, diz que não estava preparado, mas, no fim, gostou. “Era algo que não imaginava, [acho que] me sai bem na redação e nas demais questões. Estudei e estava preparado”, avalia.

(Henrique Arakaki, Midiamax)
Paulo Gabriel (Henrique Arakaki, Midiamax)

Luara Godoy, 23, trancou o curso de biomedicina, onde tinha bolsa de 70%. Com a pontuação nesta edição do Enem espera retomar os estudos. “Achei a prova fácil, achei que seria mais difícil”.

Confiante, Hudson Douglas da Cruz Silva, 28 anos, é técnico de enfermagem, mas que somar na carreira com novas formações, em direito ou enfermagem. “Vai depender da pontuação. Eu achei a prova razoável. Vim na fé e coragem, não estudei porque trabalho e não tive tempo. Até pensei em fazer um cursinho”, finaliza.

Tema deste ano

“Desafios no enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres no Brasil”, foi o tema escolhido para a redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023. A informação foi divulgada neste domingo (5), pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Neste primeiro dia de provas, mais de 3,9 milhões de candidatos realizam a redação e respondem às questões de linguagens e códigos e de ciências humanas. Em Mato Grosso do Sul, 47,4 mil estudantes encaram as provas do Enem e dão o primeiro grande passo para ingressar no Ensino Superior.

Conteúdos relacionados