VÍDEO: Onça-pintada é resgatada dentro de banheiro em batalhão do Exército de Corumbá

Animal foi solto na natureza após o trabalho de resgate que durou cerca de 2h30
| 28/06/2022
- 10:33
onça-pintada
Animal entrou em banheiro do batalhão. (Foto: Divulgação/IHP)

Uma onça-pintada foi resgatada, na noite de segunda-feira (27), após ser encontrada no banheiro do 17° Batalhão do Exército, em Corumbá, a 417 quilômetros de Campo Grande. Uma verdadeira força-tarefa foi montada para capturar o felino e soltar o animal em na natureza.

O trabalho contou com equipes do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), por meio do programa Felinos Pantaneiros, Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Polícia Militar Ambiental, e do próprio Exército Brasileiro. A unidade fica às margens do Rio Paraguai, na área urbana da cidade.

O banheiro estava com a porta aberta, o que facilitou a entrada do felino. Após ter sido encontrado, ele foi monitorado e, em seguida, anestesiado. Após ser capturado, os especialistas identificaram que o animal é um macho de aproximadamente 115 kg. Os parâmetros vitais do felino também foram verificados e não apresentaram nenhuma alteração.

Ainda anestesiada, a onça-pintada foi levada até uma região bem afastada da cidade, na região da Estrada Parque, para evitar qualquer novo encontro com ser humano e solta. “Acompanhamos todo o processo de soltura, esperamos passar a anestesia completamente e o animal acordar. No final, deu tudo certo e o animal está na natureza, em um ambiente com disponibilidade de alimento, um lugar de vegetação nativa.”, afirma o coordenador do programa Felinos Pantaneiros, médico-veterinário Diego Viana.

Todo o processo, desde as buscas pelo animal dentro do batalhão até a soltura, durou 2h30. Ainda conforme o veterinário, a equipe monitorou por satélite o local. "por ter sido à noite, acompanhamos ele acordar e, agora, na luz do dia vamos se teve algum sinal e verificar também".

Confira o resgate da onça-pintada:

Veja também

Prefeitura de Três Lagoas realiza campanha de imunização contra a Covid e Influenza e de multivacinação em todas as unidades nesta sexta-feira

Últimas notícias