De raridade à rotina, ver uma onça pintada no Pantanal está mais fácil do que nunca. Em um único dia, o guia de pesca Matheus Reis viu sete onças nas margens do rio Miranda, na região do Passo do Lontra.

Guia de pesca há cinco anos, ele contou ao Jornal Midiamax que é comum avistar uma onça, mas não tantas em um único dia. “Estava pescando com turista e ficamos surpresos ao ver sete onças durante o caminho. Como o Pantanal está seco, elas vêm até a margem do rio para beber água”, conta.

O caso ocorreu na terça-feira (2) na região do Passo do Lontra, município de Corumbá. A pescaria aconteceu entre o Morro do Azeite e o local conhecido por laranjeiras.

Movimento atípico

Em julho, a ONG (Organização Não-Governamental) Ecoa divulgou um alerta sobre casos de onças que estariam se aproximando de comunidades ribeirinhas no Pantanal de Corumbá para se alimentar de animais domésticos. A situação pode ter relação com incêndios e a seca que a região enfrenta novamente neste ano. Vários são os relatos da presença de onças próximas às pessoas.

“A Ecoa está divulgando através das redes que participa, incluindo a Rede Clima Pantanal e Rede Pantanal, informe sobre este quadro e pedindo que as pessoas redobrem os cuidados, principalmente com as crianças. Neste momento, entendemos que é necessário estruturar um grupo científico de estudo para recolher informações mais detalhadas sobre toda a situação. Continuaremos com nossos alertas, ao mesmo tempo que no trabalho de prevenção com as brigadas comunitárias contra incêndios e o Prevfogo/Ibama para reduzir a possibilidade de fogo, situação que aproxima animais das casas dos moradores”.