Segundo dia do Enem em MS teve mais ‘faltosos’ que a primeira etapa
Quem faltou em alguns dos dias pode pedir a reaplicação do Enem a partir desta segunda-feira
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O 2º dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022 aconteceu neste domingo (20) e teve mais faltosos que a primeira etapa, no último dia 13 de novembro. Dessa vez, os participantes fizeram as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias.
Ao todo, segundo o MEC (Ministério da Educação), foram 43.590 inscritos em Mato Grosso do Sul. Balanço divulgado para pasta nesta segunda-feira (21) aponta que o 2º dia de provas teve mais faltosos que o 1º, em MS.
Ontem, apenas 28.413 compareceram (34,9% de abstenção), enquanto no dia 13 foram 30.424 (30,3%). Em todo o Brasil, 5.126 mil participantes foram eliminados e 193 foram afetados por problemas de logística.
Conforme o MEC, os dados são preliminares, tendo em vista que os números conclusivos dependem da apuração definitiva do consórcio aplicador. O Inep divulgará os Cadernos de Questões e os gabaritos às 17h (horário de MS) da próxima quarta-feira (23).
Pedido de reaplicação do Enem
Nesta segunda-feira (21), começou o prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, neste link. A pessoa que faltou a alguma das aplicações (em 13 e 20 de novembro) por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas previstos nos editais pode pedir para fazer as provas nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023.
Nessas datas, o Inep também aplicará o exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2022. O período de solicitação termina na próxima sexta-feira (25). Vale destacar que quem compareceu em algum dos dias deve solicitar a reaplicação somente do dia em que faltou.
Caso o candidato seja afetado por desastres naturais, por comprometimento da infraestrutura do local ou falta de energia elétrica, pode entrar com o pedido. Isso vale, ainda, para casos nos quais ocorreram erros de execução em procedimento de aplicação e para quem faltou por sintomas de alguma das doenças infectocontagiosas listadas no edital.
São elas: covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.
Em casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos precisam ter documentos comprobatórios, analisados pelo Inep individualmente. Já em relação a problemas logísticos, o Instituto avaliará as solicitações, de acordo com as possíveis intercorrências registradas. A aprovação do pedido garante a reaplicação do exame.
Quem faltou a qualquer um dos dias do Enem por motivos que não se enquadram no edital não tem direito à reaplicação. Caso o participante tenha comparecido a apenas um dia, será considerado ausente no outro e terá as notas divulgadas no boletim de desempenho individual. No entanto, as pontuações servirão apenas para autoavaliação de conhecimento.
Notícias mais lidas agora
- Idosa de 67 anos é presa após esconder porções de drogas em planta
- Na garupa de moto, criança de 7 anos sofre traumatismo craniano após acidente em rodovia de MS
- Morre traficante que capotou S10 carregada com 1,5 tonelada de maconha em MS
- VÍDEO: Motociclista é socorrido desacordado e moto é destruída em acidente em cruzamento de Campo Grande
Últimas Notícias
Museu do Videogame reúne gerações e é programa para família toda, em Campo Grande
Museu fica na cidade até dia 26 de janeiro e conta com torneios diários
Juiz determina fiança de R$60 mil para motorista que atropelou motoentregador na Mato Grosso
Condutor passou pela audiência de custódia na manhã deste domingo (12)
Dino dá 30 dias para governo ter regras para emendas em universidades
Decisão considera necessidade prestação de contas e transparência
Campeão olímpico das argolas, Arthur Zanetti anuncia aposentadoria
Depois de 16 anos no alto rendimento, agora ex-ginasta será treinador
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.