Pular para o conteúdo
Brasil

Gabarito oficial do Enem 2022 será divulgado na quarta-feira

Segundo dia de provas foi realizado neste domingo, 20
Agência Estado -
enem
Enem em Campo Grande (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Realizado nos dias 13 e 20 de novembro deste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que dá acesso a instituições de ensino superior e políticas públicas como o Programa Para Todos (ProUni) e o Fundo de Estudantil (Fies), terá o oficial divulgado na quarta-feira, 23, às 18 horas, conforme informou o ministro da Educação, Victor Godoy, na manhã desta segunda-feira, 21. Os resultados com as notas individuais estarão disponíveis em 13 de fevereiro de 2023.

O documento poderá ser conferido na seção de “Provas e Gabaritos” do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pasta do MEC responsável pela execução da avaliação. No link, também é possível conferir o gabarito de edições anteriores do Enem.

A partir do dia de divulgação dos resultados, o MEC tem o prazo de 60 dias para permitir o acesso do participante ao espelho da redação. O documento vai ficar disponível também na Página do Participante.

Ao menos 3,4 milhões de pessoas se inscreveram para a versão impressa do Enem 2022. Ainda de acordo com os dados preliminares, ao menos 2,4 mil estiveram presentes no primeiro dia da avaliação, o que representa 72,1%. O primeiro dia de prova teve 27,9% de abstenção.

No segundo dia, compareceram pouco mais de 2,3 milhões, somando 68,1% de participantes presentes. Ou seja, 31,9% dos candidatos não foram realizar o exame.

No digital, 66,5 mil se inscreveram. Do total, 32,3 mil participaram do primeiro dia, atingindo 48,7% de presentes. No segundo dia, o número foi menor, ficando em 29,8 mil, representando 44,9%. Em ambas as datas, a abstenção ficou acima de 50%.

“O fato é que o Enem digital ainda não deslanchou. O Inep tem esse papel, essa missão de buscar de que maneira a gente consegue trazer tecnologia, trazer inovação e mais atratividade para isso. E também esse modelo de levar o computador para a sala de aula, para o aluno ter que fazer (o exame) na sala de aula, também torna o modelo não muito escalável porque ficaria muito difícil levar esses computadores para mais de 153 mil locais de aplicação”, afirmou o ministro.

No primeiro domingo de prova, os participantes responderam questões de linguagens e ciências humanas. No mesmo dia também escreveram a redação com o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

Já no segundo dia, eles responderam questões de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia.

Informações preliminares do Inep apontam ainda que 4.986 participantes foram eliminados na prova impressa, enquanto na digital, o número foi de 140. Entre os exemplos de motivos estão: portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido e não cumprir normas previstas no edital.

Com relação aos participantes afetados por problemas logísticos, no exame impresso foram 162 estudantes. Já no digital, 31 participantes. Em geral, por emergências médicas e interrupção temporária de energia.

Durante a coletiva, o ministro também citou brevemente a possibilidade de números inflados de inscritos em edições anteriores do Enem, ao ser questionado sobre a queda do número de inscritos na edição deste ano, com 3,4 milhões, menor número desde 2006.

“O próprio número de participantes do Enem, que tem investigação em curso, sobre a possibilidade de ter números inflados de inscritos no exame, que está em apuração pelo TCG (Tribunal de Contas da União) e CGU (Controladoria-Geral da União). Pode ser uma das razões que explique essa redução também. Naturalmente, tivemos um período de pandemia no meio do caminho, que certamente deve ter efeito sobre a redução de inscritos”, disse ele.

CRONOGRAMA

Solicitação de reaplicação

Entre 21 e 25 de novembro de 2023

Segundo o Inep, em casos de doenças infectocontagiosas, como a covid-19, os pedidos devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente. Já no que se refere a problemas logísticos, o instituto avaliará as solicitações, de acordo com as possíveis intercorrências registradas.

Publicação dos gabaritos oficiais e dos cadernos de questões

23 de novembro de 2023 às 18 horas

Reaplicação/Enem PPL (mesma data para Privados de Liberdade)

10 e 11 de janeiro de 2023

Resultados – notas individuais

13 de fevereiro de 2023

Resultados dos treineiros e vista pedagógica da redação

Abril de 2023.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Maisa Silva se pronuncia após piada polêmica do Fantástico: ‘Infelizmente…’

Cadê a Nutella? Família procura gata desaparecida no bairro Tiradentes

Prefeitura de Porto Murtinho licita atendimento a pacientes psiquiátricos e dependentes químicos (PMPP, Divulgação)

Promotoria fiscaliza transporte de pacientes em hemodiálise após reunião com prefeito

Maratonista mais velho do mundo morre aos 114 anos após ser atropelado por carro

Notícias mais lidas agora

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa abandonada

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Mega-Sena

Fez sua ‘fezinha’? Mega-Sena sorteia R$ 46 milhões nesta terça-feira

Últimas Notícias

Esportes

Por que Richard Ríos se tornou o jogador do Palmeiras mais desejado pela Europa? Entenda

Colombiano se destacou na Copa do Mundo de Clubes e não deve continuar no alviverde

Cotidiano

BR-163 tem 11 trechos interditados nesta terça-feira em MS; confira

Além das interdições, 27 trechos da BR-163 operam em sistema "Pare e Siga"

Cotidiano

Quer aprender guarani? UFGD oferece vagas de idiomas em Dourados

Universidade também disponibiliza inscrições para inglês e espanhol

Polícia

‘Você vai matar?’: Após atirar em rapaz que cantou música de corno, homem apontou arma para esposa

Rapaz foi ferido com um tiro no abdômen